VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 23 de março de 2018

CONFIRA A AGENDA DE SERVIÇOS DA REGULAÇÃO NO MÊS DE ABRIL


 A Prefeitura de Itabuna confirmou, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Agenda de Serviços da Central de Regulação prevista para o mês de abril, adiantando que, seguindo o modelo que foi implementado para o mês de março, também para este período os serviços serão autorizados mesmo antes da data do dia 1º de abril, havendo a necessidade de que os usuários estejam atentos para os exames e procedimentos que serão autorizados em cada data. 
A diretora da Central de Regulação informa que “esse modelo tem sido muito importante porque está diminuindo bastante os tamanhos das filas na porta da Central. Então, se está dando certo, a gente vai continuar com ele, entendendo que a própria população vem elogiando e aprovando”, disse.
 
Para moradores do Centro da cidade e da Zona Rural:
No dias 26 e 27 de março (segunda e terça-feira): exames de ultrassonografias, radiografias (também conhecidas como “raios-x”), eletrocardiogramas e ecocardiogramas (ECG – ECO).
Nos dias 28 e 29 de março (quarta e quinta-feira): consultas com médicos especialistas e os procedimentos de audiologia.
Nos dias 2 e 3 de abril (segunda e terça-feira): exames laboratoriais, as fisioterapias e os exames de oftalmologia.
Documentos necessários:
* carteira de identidade.
* cartão do SUS atualizado.
*  comprovante de endereço recente (conta de água, luz ou telefone).
Os clientes nos bairros que necessitarem de qualquer uma das autorizações aqui detalhadas deverão buscar as informações completas no posto de saúde do seu bairro. 
Para maiores esclarecimentos, a Central de Regulação disponibiliza ainda o número de telefone de sua Central de Atendimento: (73) 3613 6975. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 13h. 
A Central de Regulação está localizada da Avenida Inácio Tosta Filho, 64 (Centro) – Itabuna.
 
 

UPA atende mil pacientes em primeira semana de funcionamento


Inaugurada há uma semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) localizada no bairro Monte Cristo já atendeu cerca de mil pacientes e mudou a realidade dos moradores da Zona Norte de Itabuna, região que compreende os bairros Santa Inês, Bairro de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia, dentre outros. Realizando cerca de 200 atendimentos por dia, a UPA 24 horas vem cumprindo o papel de auxiliar a suprir a demanda nos atendimentos emergenciais do município.

Funcionando com a eficiência de um hospital, a UPA 24 horas tem acolhido a maioria dos pacientes triados sem a necessidade de encaminhamento para a rede hospitalar. Segundo a enfermeira coordenadora da Unidade, Ana Lais, os procedimentos seguem a referência do Protocolo de Manchester, que é um processo de classificação de pacientes, através do uso de cores, o que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em maior eficácia no atendimento.

Realizando atendimentos para casos de hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames, dentre outros, a UPA 24 horas se configura num importante equipamento para o acesso à saúde pública em Itabuna. Além do acolhimento voltado ao bem-estar dos pacientes, a Unidade possui ainda ligação direta com o SAMU.
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário