VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Inadimplência sobe



O volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos serviços de crédito registrou alta de 0,23% em novembro em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A elevação faz a inadimplência atingir 59,9 milhõs de consumidores no período.A quantidade de consumidores com nome negativado em novembro representa 39,5% da população com idade entre 18 e 95 anos. "Mesmo com a estabilidade [em relação aos períodos anteriores], a cifra ainda é bastante elevada. Para as empresas, o cenário implica a perda de potenciais consumidores; para os consumidores, implica restrição do acesso ao crédito", afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, sobre as consequências do atual nível de inadimplência.


Matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna começam dia 13

         O calendário de matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna começa na próxima quarta-feira, 13, e se estenderá até o dia 02 de fevereiro. O anúncio foi feito pela secretária municipal da Educação, professora Anorina Smith Lima, durante Encontro com Diretores e Coordenadores Pedagógicos, que aconteceu no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Visando tornar o processo de matrícula o mais racional e ágil possível, a Secretaria da Educação (SEC) disponibilizará atendimento aos pais e/ou responsáveis em nove Postos Informatizados de Matrículas em bairros e no centro da cidade.
De acordo com a Portaria publicada pela SEC, inicialmente, no período de 13 a 22 de dezembro serão matriculados os alunos da própria Rede Municipal. Já no período de 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018, serão matriculados os novos estudantes ingressantes nas escolas municipais. No ato da matrícula serão exigidos os seguintes documentos: original da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; original do CPF; número do NIS do aluno; comprovante de residência; e cartão do SUS. Para os alunos ingressantes são exigidos ainda a transferência da escola anterior e uma pasta individual.
Os Postos Informatizados de Matrículas estarão funcionando nas seguintes unidades e bairros: Escola Lourival Oliveira (Ferradas); Escola Frederico Smith (Urbis IV); Escola João Mangabinha (Mangabinha); Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera); Escola Everaldo Cardoso (São Caetano); Escola 28 de Julho (Califórnia); Imeam (Centro; Escola Luiz Viana Filho (Santo Antônio); e no Setor de Organização Escolar (Cento Administrativo Municipal). O atendimento será feito no horário de funcionamento das escolas. Para os alunos do noturno, a SEC disponibilizará algumas unidades com horário especial.
Durante o encontro com os gestores, a secretária Anorina Lima ressaltou a importância de priorizar o atendimento das matrículas, bem como da necessidade de ampliar o número de alunos ingressantes na Rede Pública Municipal de Ensino. A secretária falou ainda sobre o Reordenamento da Rede para 2018, como uma ferramenta necessária para corrigir distorções existentes em várias unidades escolares, inclusive, em relação ao segmento ofertado e público atendido. Na pauta do encontro teve espaço ainda questões relacionadas ao encerramento do Ano Letivo 2017.

 Prefeito defende ajustes no governo e cobra mais eficiência administrativa

           Ao fazer uma avaliação dos problemas enfrentados no primeiro ano de governo, um período marcado pela superação de dificuldades, o prefeito Fernando Gomes defendeu ajustes e cobrou dos secretários mais eficiência da máquina administrativa. O prefeito também anunciou que estuda a ampliação do horário de funcionamento da prefeitura com a extinção do turnão de 8 às 14 horas, para dois turnos de 8 às 12 e das 14 às 18 horas, um projeto sem data definida para a sua implementação.
              O prefeito lamentou a queda da arrecadação dos municípios brasileiros, enquanto o governo federal registra aumento de receitas. Comparando a equipe de governo com a tripulação de um barco que tem nele o seu comandante, Fernando Gomes lembrou que montou um time com pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Itabuna, “uma cidade que precisa do trabalho de todos nós, que temos de lutar por dias melhores para o nosso povo”.
              Em sua análise, o prefeito criticou a concentração de renda que tem aumentando a desigualdade social no país. No caso de Itabuna, ele lembrou da necessidade de investimentos em obras essenciais e projetos de grande porte como o de despoluição do rio Cachoeira, que está morrendo. Salientou que esta questão passa pela concessão da Empresa Municipal de Água e Saneamento, porque o município não dispõe de recursos para este tipo de investimento que considera prioritário.
              Lembrando sua experiência de mais de 40 anos na vida política e os cinco mandatos como prefeito, ele destacou que enfrenta problemas na área de educação e da saúde, “mas o que fizeram com a prefeitura de Itabuna foi um crime, inclusive com a recontratação de professores aposentados, mas que não voltaram  para a sala de aula obrigando o município a contratar mais profissionais. Hoje, os recursos da educação estão comprometidos em quase sua totalidade com o pagamento de salários”, lamentou.
              Um outro problema na educação foi a queda do numero de alunos da rede municipal de ensino, que caiu de 26 mil matriculados na sua última gestão e agora atinge a apenas 17 mil estudantes. Na saúde, ele cita que a cidade registrou no ano passado 80 mil casos de dengue, zica e chikungunya e 38 mortos, com um custo de mais de R$ 2 milhões para o governo, “o que exige uma ampla mobilização e ações efetivas do governo. Compramos inclusive equipamentos para combate ao mosquito aedes aegypti, mas o seu uso foi dificultado pela fiscalização ambiental, o que não se justifica, porque estamos lidando com vidas humanas,” argumentou.
              Além de rigor nos horários dos servidores comissionados e com função gratificada, Fernando Gomes anunciou a  suspensão de  contratos. Com isso, a partir de janeiro todas as contratações nas diversas áreas do governo serão através de processos seletivos, com lançamentos de editais específicos. Disse ainda, que no caso dos concursados que não trabalhem será intransigente, promovendo a criação de comissões de sindicância para apurar possíveis irregularidades.

 Prefeito elogia pioneirismo e história da Rádio Nacional
         O prefeito Fernando Gomes participou dos festejos do 62º aniversário da Rádio Nacional, AM 870, a primeira emissora itabunense.  O evento foi marcado pelo sorteio de brindes e shows, com apresentações de 12 bandas entre as quais Magnata da Bregadera, Sinho Ferrary, Thaine e Tainá, Detona Paredão e Amor a Dois, que atraíram um grande público no palco armado ao lado da emissora, próximo à Avenida Princesa Isabel.
        Para Fernando Gomes, que também participou do sorteio de brindes e fez a entrega de duas cadeiras de rodas e banho para uso de internos da Fundação Baldoíno Azevedo, a Rádio Nacional está inserida na história da comunicação de Itabuna e da região pelo seu pioneirismo  e por revelar profissionais de alto nível: “É uma emissora com relevantes serviços prestados e que deve continuar nesta trajetória informando com credibilidade e atendendo aos interesses da população”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário