A Operação Famiglia foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (5), para combater fraude em processos licitatórios e desvio de recursos públicos da ordem de R$ 4.279.314, nos municípios de Teixeira de Freitas e Santa Cruz de Cabrália, ambos no extremo sul do estado da Bahia.
De acordo com a investigação, houve irregularidades na contratação de uma empresa para a prestação de serviços de construção civil através de pregão presencial. São cumpridos nove mandados de condução coercitiva e quatro de busca e apreensão.
As investigações ainda apontam que a empresa vencedora da concorrência foi criada com fim específico de participar no procedimento licitatório. Segundo a PF, a empresa chegou a ser registrada no nome da avó de um dos membros da comissão de licitação criada no município.
Os investigados devem ser indiciados pela prática dos crimes de responsabilidade, previsto no art. 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/67, e associação criminosa, tipificado no art. 288 do Código Penal Brasileiro.