O governo federal autorizou hoje (17) a atuação das Forças Armadas nos presídios para fazer inspeção de materiais considerados proibidos e reforçar a segurança nas unidades. O anúncio foi feito depois de reunião entre o presidente Michel Temer e autoridades de todos os órgãos de segurança e instituições militares do governo federal para discutir estratégias de segurança pública.
Segundo o governo, é preciso que os estados concordem com o trabalho dos militares enviados pelo Ministério da Dfesa, mas a segurança interna continua sob responsabilidade dos agentes penitenciários e policiais. “Haverá inspeções rotineiras nos presídios com vistas a detecção e apreensão de materiais proibidos naquelas instalações. Essa operação visa restaurar a normalidade e os padrões básicos de segurança nos estabelecimentos carcerários brasileiros.
Participaram do encontro, no Palácio do Planalto, os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Justiça, Alexandre de Moraes, do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen; da Fazenda, o interino Eduardo Guardia; das Relações Exteriores, José Serra; da Defesa, Raul Jungmann e representantes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Exército, Aeronáutica e Marinha.



Sobreviveu a 8 tiros, mas morreu em acidente com ambulância

Um homem que sobreviveu a oito tiros disparados por um desconhecidos no centro da cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, morreu quando era socorrido em uma ambulância. O veículo acabou se envolvendo em um acidente na BA 052, perto do município de Central. De acordo com as informações, Paulo Nunes da Silva, 42 anos, dois homens que estavam em uma moto se aproximaram dele e fizeram os disparos, mas a vítima ficou consciente pois os tiros não atingiram regiões vitais. Logo uma ambulância foi acionada para o socorro e ele foi levado para o hospital Julieta Viana, em Xique-Xique. Como o estado de saúde de Paulão como era conhecido começou a apresentar problemas, ele foi levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em direção ao Hospital Regional de Irecê. Mas no caminho, a ambulância que socorria a vítima sofreu um acidente na rodovia BA-052, nas proximidades do povoado de Enveredado. Conforme a Polícia Militar, a ambulância bateu em uma Van que teria invadido a pista. Antônio Marcos Conceição, de 42 anos, motorista da ambulância, a técnica de enfermagem, Helem Graciely e mais três ocupantes de identidades não reveladas foram levados para o Hospital Regional de Irecê onde permanecem em observação. O estado de saúde deles não foi divulgado. Já os ocupantes da Van fugiram do local, segundo populares. Antes de chegar a cidade de Irecê, Paulo Nunes não resistiu e faleceu. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê. (Agora na Bahia)