VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Settran divulga prazos para vistoria em julho de mototaxistas


A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) divulgou no Diário Oficial eletrônico, o calendário com os prazos para a renovação do alvará de licenciamento de 700 mototaxistas que operam o serviço de transporte de passageiros em Itabuna. Os profissionais terão do dia 4 a 8 de julho, das 8 às 14 horas, para a renovação da permissão de funcionamento de acordo o final da placa policial da motocicleta. A vistoria será realizada na sede da Settran, na Rua Jorge Amado, bairro Lomanto, para onde os mototaxistas cadastrados no serviço transporte de passageiros e mercadorias por motocicletas devem se dirigir, munidos da documentação pessoal e do veículo exigidas no Edital, publicado na edição nº 1.581, de 1º de junho passado. Entre os documentos exigidos para a vistoria os mototaxistas devem apresentar, obrigatoriamente, originais e fotocópia, da certidão negativa de Débitos da Fazenda Municipal, emitida pelo Departamento de Tributos; comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação Municipal – DAM e do ISS; alvará do exercício anterior; uma foto 3 x 4; Carteira Nacional de Habilitação categoria A, AB ou superior, constando atividade remunerada e o curso de Mototaxista, com mais de dois anos de expedição na data de vistoria. Também devem se apresentar originais e fotocópias do Título de Eleitor, com domicílio eleitoral no Município de Itabuna e certidão de quitação, emitida pelo Cartório Eleitoral; comprovante de residência, em nome do solicitante; Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRVL), obrigatoriamente licenciado no Município, na categoria aluguel, subcategoria mototáxis em nome do solicitante, com ano de fabricação a partir de 2008. Os mototaxistas ainda devem ficar atentos aos itens obrigatórios da motocicleta, que deve estar padronizada na cor amarela, conforme especificação da Settran; potência mínima de 125 e máxima de 300 cilindradas; ano de fabricação superior a 2008 e outros itens determinados no Edital (Itens 1 a 22). A renovação do alvará faz parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria para garantir segurança e conforto dos usuários e condutores que circulam nas ruas de Itabuna na prestação de serviços de mototáxis e motofrete.



Empresários e presidentes de bairros em busca de uma solução

para a crise hídrica
Com o objetivo de dar continuidade a mobilização da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, que busca uma solução viável e imediata para a regularização do abastecimento de água em Itabuna, os empresários estiveram reunidos nesta segunda-feira, 6, com os presidentes das Associações de Moradores dos bairros de Itabuna.


A iniciativa, de acordo com o presidente da ACI, Ronaldo Abude, faz parte de um compromisso firmado ainda no início da sua gestão – julho de 2015, de acompanhar as decisões políticas que influenciam no desenvolvimento do município. “A ideia é dialogar com toda a sociedade, com o objetivo de buscar uma solução para a gestão da água e do esgoto, além de muitas outras demandas na cidade”.

Os empresários estarão acompanhando o processo de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado pelo Poder Executivo para a escolha de um modelo viável de regularização do sistema. Nesse sentido, a participação da sociedade é imprescindível para a democratização do processo, tendo em vista que os dados oficiais do Plano Municipal de Saneamento Básico comprovam a deficiência no abastecimento de água e tratamento de esgoto nos últimos anos.

Na reunião, os representantes das Associações de Bairros apresentaram as demandas locais, dentre elas, a principal dificuldade vivenciada pelos moradores tem sido a falta de água nas residências. A mesma situação foi relatada pelos representantes nos bairros Fonseca, Carlos Silva, Pontalzinho, Sarinha, Corbiniano Freire, Nova Itabuna, João Soares, Parque Verde e Parque Boa Vista.

Os depoimentos dos representantes do povo comoveram a classe empresarial, que estará organizando uma série de visitas a essas localidades, com o objetivo de ampliar o debate até as comunidades. “A vinda dos presidentes foi com o objetivo de ouvi as demandas deles e que eles possam participar junto com a gente, das principais decisões do município”, concluiu Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário