VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Maruse Dantas, condutora da Tocha Olímpica em Itabuna

Era 1996. Para ocupar o tempo livre que conseguira como aposentada e em busca de manter o bem-estar, a ex-funcionária do Banco do Brasil, Maruse Dantas Xavier começou a praticar natação no clube da Associação Atlética dos Funcionários do Banco do Brasil de Itabuna (AABB).

O passa-tempo conquistou as atividades diárias da aposentada e o que era brincadeira se transformou numa carreira vitoriosa de uma das maiores nadadoras na categoria máster H na Bahia e no Brasil na atualidade.
As técnicas apreendidas com o professor Luizão renderam uma vasta lista de premiações em títulos locais, nacionais e internacionais. Com tanto sucesso, foram inevitáveis as competições frequentes. Hoje, aos 69 anos a nadadora Itabunense coleciona mais de 500 medalhas e vários troféus. "A minha vida é a natação. É bom acordar e se sentir forte, com saúde. Saber que ainda virão muitas competições".
A garra e os prêmios conquistados pela nadadora levaram a União das Escolas de Natação de Itabuna-Litoral Sul (Ueni), a criar o troféu Maruse Xavier, entregue aos competidores vitoriosos no Fest Natação, realizado todos os anos pela associação com o apoio da AABB de Itabuna, onde participam atletas dos clubes baianos.
A competidora, que já participou de mais de 10 travessias em mar aberto pelo litoral nacional, garantiu ente elas quatro colocações expressivas. "Já venci, na categoria máster H. Mas eu gosto é de competir e participar das provas, as medalhas são conseqüência de um trabalho realizado com prazer", explica.
Como incentivadora do esporte em Itabuna e região Maruse Xavier foi a responsável pela inclusão da natação feminina das competições ente os funcionários do Banco do Brasil. "Tinha as competições anuaí,s disputadas pelos funcionários das AABBs do Brasil. Daí não tinha nenhuma competição para mulheres. Resolvi cobrar da organização do evento uma competição onde as mulheres e funcionarias também pudessem participar. A coordenação me orientou a mandar um documento solicitando da FENABB a inclusão de um esporte. E no ano seguinte já tínhamos a competição feminina de natação inclusa nas atividades anuais ", conta Maruse.

Agenda

Entre muitas outras provas ela participou, em São Luis (MA), da 9ª edição do Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil. A competição contou com a participação de 27 AABBs do Brasil, com aproximadamente 2000 pessoas. A AABB de Itabuna, que vem participando desde 1997 deste mega-evento, levou uma delegação de 50 funcionários aposentados e familiares, disputando as modalidades de futebol Mini-Campo Master, Tênis e Natação. Maruse Dantas Xavier que chefiou a delegação foi mais uma vez o destaque no campeonato e conseguiu mais duas medalhas de ouro nos 50m livre e nos 50 m costa.

Treinamento

"No inverno, os treinos chegam a até duas horas por dia, devido à baixa temperatura. Já no verão treino três vezes por semana três horas por dia".

O esporte no sangue

Filha do desportista José Dantas de Andrade, o primeiro historiador de Itabuna, que foi, sem dúvidas, um dos maiores incentivadores do esporte local. Ele foi presidente da Liga de Futebol, presidente do Itabuna Esporte Clube e responsável pela criação do primeiro time feminino local. Além de competidora, Maruse está a frente da diretoria do clube da AABB, onde desenvolve um trabalho motivador para 100 jovens da rede municipal de ensino.

O esporte parece estar no sangue. "Iniciamos em 2000 o projeto AABB Comunidade. Uma parceria entre a FENABB, a AABB e a Prefeitura Municipal de Itabuna. Neste projeto atendemos jovens de 7 a 17 anos e já conseguimos descobrir alguns talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário