VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Quatro homicídios em Itabuna em menos de 12 horas

César dos Santo Alves, 21 anos, foi assassinado a tiros no bairro Banco Raso, fundos da Prefeitura de Itabuna, no final da noite desta terça feira (2). Alguns moradores informaram que um homem em uma moto preta se aproximou lentamente da vítima e atirou. Eles informaram ainda que o jovem não tinha envolvimento no mundo do crime. César morava com a mãe no condomínio BNH no mesmo bairro aonde foi assassinado. Alguns minutos depois, a polícia foi acionada para a praça do bairro São Caetano. Mais um assassinato. Dorival Damasceno dos Santos (Rasta), morador do bairro Fonseca, foi a quarta pessoa assassinada em Itabuna em menos de 12 horas, com um tiro na cabeça e outro no peito. A cena foi idêntica ao homicídio do Banco Raso. A vítima estava acompanhada de uma adolescente de 15 anos e o criminoso também estava em uma moto preta. Foi o 18º homicídio em Itabuna em 2016, o 5º de fevereiro. Veja as matérias dos outros assassinatos aquiaqui e aqui.




O crescente número de casos do zika vírus no Brasil e sua possível relação com o aumento do nascimento de bebês com microcefalia têm preocupado as autoridades de saúde. Um dos principais desafios dos órgãos de saúde na obtenção de dados confiáveis sobre os casos da doença tem sido a dificuldade de diagnóstico.


Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, que decretou emergência internacional em saúde pública em razão do avanço da doença, além do vírus ser detectável somente por alguns dias no sangue das pessoas infectadas, os sintomas de zika são muito semelhantes aos de dengue e de chikungunya, dificultando o diagnóstico médico.


De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), além de terem se originado na África e serem transmitidas pelo mesmo vetor, os mosquitos da família Aedes, como o Aedes aegypt, cuja ocorrência é registrada em quase todo o continente americano, zika, dengue e chikungunya tem mais coisas comuns. Os sinais clínicos causados por esses vírus são também muito parecidos. São eles: febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo). No entanto, existem alguns sintomas marcantes que as diferem. 


Confira as diferenças entre dengue, chikungunya e zika:


Zika


Os sintomas relacionados ao vírus zika costumam se manifestar de maneira branda e o paciente pode, inclusive, estar infectado e não apresentar qualquer sintoma (apenas uma em cada quatro pessoas infectadas apresenta manifestação clínica da doença). Mas um sinal clínico que pode aparecer logo nas primeiras 24 horas e é considerado como uma marca da doença é o rash cutâneo e o prurido, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira. Há, inclusive, relatos de pacientes que têm dificuldade para dormir por conta da intensidade dessas coceiras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário