VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Radialista Fábio Luciano completa mais um ano de Vida!





Fábio com "F" de festa!




O multimídia, Fábio Luciano, assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Itabuna, repórter, apresentador e blogueiro (Notícias da Cidade), dá uma pausa hoje (12) em suas múltiplas atividades, para comemorar com a família, amigos e colegas mais um aniversário.  que Deus lhe der muita saúde,  paz e alegria!




Maurício Barbosa apresenta no Senado as ações da Bahia para prevenção à violência

“Nossas ações de prevenção social foram direcionadas para a população que mais mata e que mais morre na Bahia [adolescentes e jovens de 12 a 29 anos]”. A afirmação é do secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, que durante participação em audiência pública no Senado, nesta quarta-feira (11), apresentou o planejamento do Governo do Estado para a área.

Dados da SSP apontam o tráfico de drogas como fator determinante para o aumento da violência. De acordo com o secretário, 60% dos homicídios ocorridos em 2014 estão ligados ao tráfico e vitimaram justamente baianos dessa faixa etária. Essa é uma realidade não só de 2014, mas dos últimos oito anos.

A decisão do governo baiano foi reforçar as ações sociais especificamente para o público mais vulnerável. Maurício listou as realizações, como qualificação profissional, prática de esporte, música. Um exemplo é a oferta de aulas de piano na base comunitária de segurança implantada no bairro do Uruguai, em Salvador. Em outro ponto da cidade, no Bairro da Paz, onde também tem base de segurança e promoção de ações sociais, não ocorre homicídio há mais de um ano.

Segundo ainda Maurício Barbosa, a segurança pública é uma questão que precisa de esforços nacionais, com investimento do governo federal e trabalho conjunto. Ele alertou também para a necessidade de ampliar as operações nas fronteiras do País, “evitando que armas e drogas entrem em nosso território nacional”.

Durante a audiência pública, o secretário reiterou a necessidade de que o pedido do governador Rui ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, seja atendido para que, assim, os dados dos estados sobre homicídios sejam transparentes. Hoje, a metodologia usada para contabilizar os números se difere entre os entes federados. “Temos discrepância de contabilidade e da forma de como são feitos os registros. É preciso trazer uma metodologia única para os estados”, defendeu Barbosa.

Questionado sobre operações policiais nos bairro do Cabula e em Santa Mônica, em Salvador, o secretário esclareceu os fatos e informou que a polícia, em ambos os casos, foi recebida a tiros. A audiência pública foi realizada pela CPI do Assassinato de Jovens, presidida pela senadora baiana, Lídice da Mata. O titular da Representação do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, também acompanhou a reunião.

Redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)

Enquanto o secretário participava da audiência em Brasília, o Comitê Executivo do Pacto pela Vida comemorava a redução na Bahia de 3,3% no número de  Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) entre os meses de janeiro e outubro deste ano no comparativo com o mesmo período de 2014, quando foram registrados 4.967 homicídios. No interior, a dominuição foi de 1,6%, na capital, 1,5% e, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de 14%, com destaque para o município de Camaçari, onde houve uma redução de 9% no número de homicídios. Os dados foram apresentados durante reunião do Comitê, realizada no Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Plano de Saneamento Básico é apresentado a vereadores de Itabuna




O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foi apresentado na ultima terça-feira (10), aos vereadores de Itabuna pela da Secretaria de Planejamento e Tecnologia (Seplantec) e os técnicos da empresa RK Engenharia, responsável pela consultoria. Foi a segunda audiência de apresentação pública do Plano levado ao conhecimento de integrantes da Loja Maçônica Areópago Itabunense, na segunda-feira (9).

Nos encontros o secretário Wenceslau Junior e os técnicos da consultoria detalharam as etapas de mobilização social, diagnóstico, prognóstico, concepção de programas e projetos e definição de mecanismos e procedimentos de controle social que antecederam o relatório final.

Falaram sobre as diretrizes referentes aos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no município.

Wenceslau enfatizou que o PMSB atende às exigências da Lei Federal n°11.445/07, que dispõe sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Sua aprovação pela sociedade e votação pelos vereadores para que entre em vigor no próximo ano também se encaixam nas estipulações da legislação, já que sem isso não haverá repasse de verbas do Governo federal para a execução de projetos e financiamento do saneamento básico.









Os vereadores foram esclarecidos sobre toda a metodologia, investimentos previstos e os objetivos do PMSB, a exemplo da promoção da saúde coletiva e do abastecimento de água em condições adequadas. Durante a audiência foram apresentados posicionamentos e esclarecidas dúvidas para melhor avaliação durante a análise do anteprojeto de lei que será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

O presidente da Emasa, Ricardo Campos, que participou do encontro, parabenizou os responsáveis pela realização do Plano Municipal de Saneamento, ressaltou a importância do cumprimento do que termina a lei 11.445 do saneamento no Brasil, e aproveitou para fazer um diagnóstico da real situação de Itabuna.

Disse que a execução do plano capacitará a Emasa, a ter financiamentos, o que será fundamental para a melhoria dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, lembrando ainda de importantes ações de combate ao desperdício de água que vem sendo realizado pela Emasa.

Sobre as obras da barragem do Rio Colônia, ele disse que “é um alento para um futuro bem próximo, os problemas de abastecimento de água e a vazão do Rio Cachoeira devem diminuir substancialmente.

O presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meira, foi outro que parabenizou a Secretaria Municipal de Planejamento e Tecnologia pela iniciativa de se criar o Plano de Saneamento Básico com a participação de vários segmentos da sociedade, a exemplo de estudantes, empresários, sindicalistas e lideranças comunitárias. “Esse modelo que está sendo trabalhado é democrático e nos deixa tranquilos no momento da votação, pois votaremos em um Plano fruto do diálogo com a sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário