VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O SINDICATO DOS VIGILANTES CONVIDA A CATEGORIA PARA SE FAZEREM PRESENTES NA ASSEMBLÉIA GERAL QUE ACONTECERÁ NA SEDE, NESTE SÁBADO,(14) ÁS 8:30HS E ÁS 19;30HS

   VIGILANTES: PAULO ANTÔNIO,,VALDEMIR,,PAULO CESAR IRALDO AO LADO DIRETOR GENIVALDO

SÁBADO DE PEDALADA AZUL EM ITABUNA

Pedalada Azul mobiliza dezenas de ciclistas em Itabuna.
Pedalada Azul mobiliza dezenas de ciclistas em Itabuna.
Será realizada neste sábado (14), em Itabuna, a Pedalada Azul, evento de mobilização para o Mutirão do Diabético de Itabuna, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Asdita, dia 21 de novembro. Também em Ilhéus ocorrerá a Pedalada Azul, neste final de semana.
A Pedalada  Azul, que conta com o apoio dos grupos  Pedal Bom, Ciclo Bike Grapiúna, Amigos das Trilhas e Pé de Cana, será iniciada às 8h, na Praça Rio Cachoeira (Beira-Rio), percorrendo ruas e avenidas do centro e bairros da cidade.
O percurso inclui as avenidas Princesa Isabel, Kennedy, Jardim do Ó, Cinquentenário, Juracy Magalhães, Praça do Califórnia, Rua Santa Rita (Fátima), retornando pelas avenidas Ilhéus e Amélia Amado, Praça Camacan, Aziz Maron, Mario Padre e, novamente, Praça Rio Cachoeira, onde haverá o encerramento com atividades culturais e recreativas.
ITABUNA AZUL
Além da Pedalada Azul, desde o início do mês está sendo realizada a Campanha Itabuna Azul, com casas, prédios, estabelecimentos comerciais e espaços público iluminados de azul, a cor mundial da prevenção ao diabetes. Estudantes da Unime, FTC e Uesc e jovens da Ordem DeMolay estão se mobilizando para atuar no mutirão.
– Toda essa mobilização mostra que Itabuna está unida para que possamos realizar o maior evento de prevenção e tratamento do diabetes do Brasil. Isso só se tornou possível porque temos a cidade e a região unidos em torno dessa causa, que melhora a qualidade de vida de milhares de pessoas – destaca o médico Rafael Andrade, coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna.

ANDIRLEI LANÇA CHAPA NA DISPUTA PELA OAB ITABUNA

Andirlei Nascimento terá Lorena Matos como vice na disputa à OAB Itabuna.
Andirlei Nascimento terá Lorena Matos como vice na disputa à OAB Itabuna.
O presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, fará apresentação oficial de sua chapa à reeleição, nesta sexta (13). Será no Hotel Tarik (Beira-Rio), às 19 horas.
Tido como favorito na disputa e gestões bem avaliadas, Andirlei tem como companheiros de chapa os advogados Ariosvaldo Barbosa, Lorena Matos, Nélia Ferreira e Érico Adami. 
Andirlei busca o terceiro mandato consecutivo. Edmilton Carneiro será o seu adversário na disputa. A eleição na OAB ocorre em 25 de novembro.


Especialista explica a desavisados que câncer de próstata não tem a ver com atos sexuais
Foto: Divulgação
Durante todo este mês, diversos países buscam conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata, por meio da campanha Novembro Azul. Devido acomentários equivocados de leitores, que associaram a enfermidade a doenças sexualmente transmissíveis, o Bahia Notícias decidiu explicar como pacientes desenvolvem a doença e a importância de vencer o preconceito que envolve o exame de triagem. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados cerca de 68 mil novos casos da doença no Brasil anualmente. "O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. Mais de 60% dos casos são em indivíduos com idade superior a 65 anos. Pode acontecer após os 50 anos, principalmente em quem tem histórico familiar", explicou o chefe do Serviço de Urologia do Hospital Santa Izabel, Humberto Ferraz. Quando diagnosticados precocemente, o Inca aponta que 90% dos casos têm chance de cura. Para isso, todos os homens acima de 50 anos devem passar pelo exame de sangue chamado PSA e pelo toque retal. No caso de histórico familiar, a avaliação deve ser feita por volta dos 45 anos. "A partir da década de 1990, aumentou muito o número de diagnóstico do câncer de próstata com a associação dos dois exames", disse o especialista. Quanto a fatores externos, Ferraz afirmou que não há nada comprovado e não citou ligação alguma com doenças venéreas. "O que se sugere é com relação à alimentação, mas não há nenhuma recomendação de suprimir alimentos para prevenir o câncer de próstata". Ainda segundo o urologista, a enfermidade é mais frequente, estatisticamente, entre negros, mas ainda não há explicações quanto a isso. Quanto ao tratamento, casos diagnosticados em fase inicial são encaminhados para cirurgia e radioterapia. Já os diagnósticos em fase avançada passam apenas por tratamento paliativo. "Quando o câncer de próstata é diagnosticado em fase inicial, quando ainda não há sintomas, quando está restrito ao interior da próstata, há possibilidade de cura. Quando ele já apresenta sintomas, como dificuldade para urinar, jato mais fraco, dores na região pélvica ou até dores ósseas e de coluna, já está em uma fase mais avançada. Nesse caso, o tratamento será mais paliativo", alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário