VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

INSS quer adiar a aposentadoria da população

O cenário traçado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o futuro da Previdência Social de um déficit de R$ 3 trilhões até 2050 reforçou o discurso do governo de promover mudanças no sistema. Ao participar nesta terça-feira do evento “Diálogo Público”, do TCU, sobre a sustentabilidade dos Regimes Previdenciários no país, o secretário especial da Previdência, Carlos Gabas, defendeu “o retardamento das aposentadorias, a diminuição gradativa da diferença entre os gêneros e a convergência de regras dos Regimes Geral e Próprio”. Para Gabas, as medidas precisam ser discutidas e elaboradas pela sociedade no Fórum de Debates da Previdência e em seguida encaminhadas ao Congresso Nacional. No evento, o tribunal estimou que o déficit nas contas da Previdência em 2016 será de R$ 124 bilhões. Mas Gabas reconheceu a necessidade haver critérios para tratar do assunto por ele ser um tema “sensível e que os benefícios geram uma série de impactos na sociedade e na economia”. O ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto, também reconheceu que as regras das aposentadorias devem ser revistas, tendo em vista que a expectativa de vida da população aumentou a cada ano. Rossetto destacou que o sistema brasileiro possui característica de inclusão social. Ele informou que 84% dos idosos estão protegidos pelo regime previdenciário. Para o ministro, o grande desafio é manter o equilíbrio das contas do INSS sem abrir mão das conquistas dos trabalhadores diante do quadro de crescimento demográfico do país.



Itabuna- Aldenes Meira participa do Fórum Estadual de Educação



Foi realizado nessa terça-feira, 17, em Itabuna, o Fórum Estadual de Educação da Bahia. O evento teve como objetivo debater sobre o alinhamento entre os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação e sobre a Consulta Pública do Ministério da Educação (MEC) no que se refere à Base Nacional Comum Curricular. O Fórum Estadual foi promovido no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e contou com a presença de 26 secretários de educação, entre outros representantes de órgãos do setor educacional do Território Litoral Sul.
O vereador e presidente da Câmara de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), também participou das discussões e aproveitou para parabenizar a diretora do Núcleo Regional de Educação (NRE 05), Solange Sampaio, e enfatizar a relevância do Fórum. “Também desejamos boas-vindas aos que vieram de outros municípios para essa discussão, que a gente entende que é uma das mais importantes feitas setorialmente sobre a educação em nosso estado”, disse o parlamentar.
De acordo com Solange, o Fórum Estadual de Educação é um dos momentos de participação da comunidade nos Planos Estaduais e Municipais, promovendo a articulação entre as metas associadas ao Plano Nacional. “Nesse momento, a sociedade civil organizada, sindicatos, órgãos que auxiliam na educação, professores e municípios do Núcleo Regional estão buscando essa discussão sobre a educação pública no estado da Bahia, vinculada ao Plano Nacional e ao Plano Estadual”, reiterou. Segundo ela, novas discussões serão feitas ainda esta semana na Assembleia Legislativa.



Emasa promove mutirão de promoção à saúde do trabalhador



O Núcleo de Assistência Social do Trabalhador da Emasa realiza nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 7 horas da manhã, exames para medição de glicose de todos os funcionários, como parte do programa de promoção à saúde, realizado regularmente pela empresa. Os exames serão realizados por profissionais da área de saúde, no prédio Emasa, na Rua São Vicente de Paula, nos dois turnos.
Também serão distribuídas fitinhas azuis e panfletos sobre o Mutirão do Diabetes a ser realizados no próximo sábado, na Praça Rio Cachoeira, em Itabuna.
A psicóloga Núbia Assunção, coordenadora do Núcleo de Assistência Social do Trabalhador, explica que todo o processo não leva mais do que 10 minutos por pessoa. O exame de glicose é usado para detectar hiperglicemia e hipoglicemia, para ajudar o diagnóstico de diabetes, além de monitorar os níveis de glicose em pessoas já com a doença.

Ela ressalta a importância da participação de todos os funcionários da Emasa em ações preventivas, já que o exame tem por finalidade de garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores.  Núbia diz ainda que são muitos os fatores que contribuem para uma não qualidade de vida das pessoas, daí a importância de exames preventivos que podem detectar algum tipo de doença. No caso de identificação de casos o trabalhador será encaminhado para atendimento especializado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário