VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Associação dos Moradores do Santo Antônio tem nova diretoria

 

Na manhã de hoje (25), durante solenidade simples no Centro Administrativo Firmino Alves tomaram posse os 15 integrantes da Associação de Moradores do Bairro Santo Antonio. A assinatura da Ata e demais documentos foi presidida pela advogada Veneranda Andrade dos Santos, do Departamento de Apoio a Associação de Moradores da Secretaria de Governo. Os novos dirigentes integram a Chapa 1 e foram eleitos na campanha para representantes de líderes no bairro. Para o presidente Associação de Moradores do Bairro Santo Antonio, Francisco Gomes dos Santos Filho, a nova diretoria está empenhada em cumprir as principais metas de campanha que consiste na luta pela construção da sede própria da associação e promoção do esporte. Além disso, na busca junto ao poder público de mais melhorias para o bairro que inclui aprimorar o serviço de iluminação pública, saneamento e infraestrutura e valorização das atividades culturais. “A nossa primeira atividade envolvendo o social acontecerá em outubro, quando vamos comemorar o Dia das Crianças. Vamos buscar parcerias para a realização de uma linda festa para as nossas crianças”, explicou o presidente, que agradeceu o apoio da comunidade. “As eleições foram acirradas, tivemos a participação ode três chapas, mas obtivemos 546 votos dos 1.126 registrado nas urnas. Então nós vamos lutar por nosso bairro. Nestes dois anos iremos buscar mais melhorias para a comunidade”, explicou.

TEXTO:Ascom PMI

Ufsb e Aci iniciam diálogo em prol do desenvolvimento regional

Empresários e representes da sociedade de Itabuna e região, iniciaram uma série de debates com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na noite desta segunda-feira, 24, com o objetivo de montar uma agenda de atividades em comum. A ideia, segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Ronaldo Abude, é envolver o setor empresarial e a sociedade nas decisões que estarão influenciando no desenvolvimento da região, junto à Academia. Dentre as principais demandas, os empresários destacaram a necessidade de capacitação de profissionais que atuam nos diversos setores do comércio de Itabuna. Nesse sentido, o Assessor de Planejamento Estratégico da Reitoria, Rogério Quintela declarou que a interação entre universidade e empresa poderá ser incentivada a partir de investimentos no Parque Tecnológico da UFSB, que segundo ele será um vetor importante para a geração de profissionais cada vez mais capacitados. Aliado a isso, o Pró-Reitor de Gestão Acadêmica, Ricardo Kalid reforçou a ideia de discutir, em conjunto com a UFSB, os cursos que estará oferecendo, visando incentivar o aparecimento de novos empreendedores, a exemplo do curso de Ciências Econômicas (com ênfase em Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa), que já integra a grade de cursos.

Augusto Castro faz balanço de visita a obras no Sul da Bahia

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (24) para mais uma vez lamentar a lista de obras paralisadas pelo Governo do Estado no Sul da Bahia. Na semana passada, o tucano visitou, acompanhado por outros nove parlamentares, diversos canteiros de obras abandonadas na região. As intervenções são consideradas essenciais e sua paralisação não apenas compromete o desenvolvimento local, como implica em desperdício de milhões de reais dos cofres públicos. Um dos casos mais graves é o da nova ponte entre o centro e a zona sul de Ilhéus, que chegou a ser licitada e iniciada, mas a empreiteira contratada pelo governo abandonou os trabalhos logo em seguida. “É uma obra de R$ 175 milhões, fundamental para destravar o trânsito em Ilhéus”, declarou Augusto na tribuna. Igualmente importante, a duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna também foi prometida pelo governo, ainda na gestão de Jaques Wagner, mas teve o mesmo destino de outras tantas promessas: o esquecimento por parte da administração estadual. Além de Augusto, a visita à região teve a presença do líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM) e dos também deputados Pablo Barrozo (DEM), Tom Araújo (DEM), Pedro Tavares (PMDB), Hildécio Meireles (PMDB), Hérzem Gusmão (PMDB), Adolfo Viana (PSDB), José de Arimatéia (PRB) e Sildevan Nóbrega (PRB). A comitiva esteve ainda no esqueleto do Centro de Convenções e Teatro de Itabuna, obra iniciada no último ano do governo Paulo Souto e interrompida logo em seguida, após receber investimento de R$ 18 milhões. Na cidade, os deputados se encontraram com representantes da subseção local da OAB e da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate), que lutam pela retomada da construção do equipamento. O atraso na revitalização do Centro de Cultura Adonias Filho também foi destacado pelo tucano. “Itabuna é uma cidade polo, reconhecida pela prestação de serviços de excelência nas áreas da educação e da saúde, mas que infelizmente não tem um local para realizar seminários e congressos”, apontou Augusto. Para ele, “é muito triste a situação em que a região se encontra”. Em Ilhéus, os parlamentares visitaram ainda o Hospital Geral Luiz Viana Filho, que sofre com a falta de estrutura e a consequente deficiência no atendimento. Além das duas cidades, a comitiva foi até Itaju do Colônia, onde o governo paralisou as obras de uma barragem considerada estratégica para melhorar o sistema de abastecimento de água em Itabuna e Itapé.


PREFEITURA INVESTE EM MAIS DOIS ESPAÇOS ESPORTIVOS EM ITABUNA

ON . POSTED IN ESPORTE E RECREAÇÃO

Moradores de Mutuns já fazem planos para o uso da quadra de areia que vai garantir mais diversão e atividades esportivas para toda a comunidade. O equipamento esportivo está sendo construído pela Prefeitura de Itabuna, mas os desportistas já começaram a montar suas equipes e estão discutindo a compra de coletes e bolas para os treinamentos durante a semana e os torneios de futebol que serão realizados nos finais de semana e feriados.
Obra de construção da quadra de areia de Mutuns será concluída até setembro - Foto Gabriel de Oliveira 1
Obra de construção da quadra de areia de Mutuns será concluída até setembro
Entre os que fazem planos estão os jovens Weverson Souza Barros e Lucas Dantas de Oliveira, que afirmam que há anos esperavam a construção de um segundo espaço esportivo na comunidade. "Atualmente só contamos com um campo de futebol para todos que praticam esportes aqui no nosso distrito. Esse é um presente que ajudará manter as nossas crianças longe da criminalidade", afirma Weverson Souza.
Obra de construção da quadra de areia de Mutuns será concluída até setembro - Foto Gabriel de Oliveira 2
Obra de construção da quadra de areia de Mutuns será concluída até setembro
Para Lucas Dantas, a quadra de areia não servirá somente para quem joga futebol, mas também ajudará melhorar a convivência entre os moradores e movimentará o comércio informal, com a venda de refrigerantes e lanches durante as competições esportivas. "Até quem não joga mais futebol ganhará com a construção dessa quadra de areia porque os eventos esportivos reúnem famílias inteiras e um monte de amigos. Além disso, o esporte exerce um grande papel social e de integração", conta o morador.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação até agora já foram concluídos mais de 50% das obras de construção da quadra de areia. Falta a colocação de telas e areia. A expectativa é que o equipamento esportivo seja inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite até o final de setembro. A quadra está sendo construída na área central do distrito, que dista pouco mais de seis quilômetros da área urbana de Itabuna.
QUADRAS POLIESPORTIVAS
A quadra de areia de Mutuns será a quinta entregue neste ano pela Prefeitura de Itabuna na execução da política pública de conservação e abertura de mais espaços para a prática do desporto. Com recursos próprios foram implantadas recentemente duas novas quadras de areia no Fátima e Núcleo Habitacional de Ceplac, além de reformadas os equipamentos poliesportivos no bairro Conceição e Avenida Fernando Cordier, no centro da cidade, que já estão sendo utilizadas pelos desportistas.
Obra de recuperação da quadra poliesportiva do Santo Antônio está sendo finalizada - Foto Gabriel de Oliveira 3
Obra de recuperação da quadra poliesportiva do Santo Antônio está sendo finalizada
Já em parceria com o Ministério do Esporte estão sendo recuperadas 10 quadras poliesportivas. Já foram reformadas os equipamentos esportivos do Vila Zara, Fernando Cordier, Banco Raso e Praça Rio Cachoeira. Além disso, será concluída até sexta-feira, dia 28, a reforma da quadra poliesportiva do bairro Santo Antônio, que ganhou novos conjuntos de refletores, pintura, recuperação de piso, alambrando e portão de acesso.
Obra de recuperação da quadra poliesportiva do Santo Antônio está sendo finalizada - Foto Gabriel de Oliveira 1
Obra de recuperação da quadra poliesportiva do Santo Antônio está sendo finalizada




ESCOLA GRAPIÚNA É AVALIADA NO CONTEXTO DOS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA


Respaldados na Proposta Político-Pedagógica da Escola Grapiúna, gestores, professores, coordenadores pedagógicos e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participam nesta quarta e quinta-feira (dias 26 e 27) de um encontro para "Avaliação da Escola Grapiúna:Uma Reflexão Necessária". Durante o evento, no Centro de Cultura Adonias Filho, será avaliado a trajetória dos Ciclos de Formação Humana (CFH), que norteia a organização educacional na rede desde 2002.
Seminário avalia Ciclos de Formação em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira
Seminário avalia Ciclos de Formação em Itabuna
A programação consta de quatro colóquios onde serão expostos avanços, resultados e desafios em 10 anos de implantação do CFH, cujo objetivo é de promover o desenvolvimento integral dos educandos, a inclusão social e cultural, preparando o sujeito para o exercício da cidadania. Ao final, os educadores construirão, socializarão e sintetizarão proposições que serão executadas na perspectiva de superar os desafios impostos à Escola Grapiúna.
Para a secretária municipal da Educação,Dinalva Melo do Nascimento, a avaliação se faz necessária em todas as instâncias que compõem um Sistema de Ensino, por configurar-se em processo que permite não somente lançar um olhar crítico sobre o caminho percorrido, mas vislumbrar possibilidades para o tempo presente. "Portanto, este encontro constitui-se em espaço de diálogo e proposições, acreditando que as discussões nele realizadas sejam profícuas no sentido de traçar coletivamente novos rumos da educação da rede municipal de ensino", justifica.
PROGRAMAÇÃO
Abrindo a programação na manhã desta quarta-feira, às 9h 15min, a pedagoga Indaiara Célia da Silva abordará a "História da implantação dos Ciclos de Formação Humana no município de Itabuna". Na sequência, a professora Geni Ettinger Campos Lima socializará com os participantes os resultados de sua pesquisa "Poder Público Municipal e Educação em Itabuna: do Ciclo Básico aos Ciclos de Formação Humana (1986-2008)". À tarde, a partir das 14horas, as professoras Rosenaide dos Reis Ramos e Tânia Maria Sampaio Dias também mostrarão dados da recente pesquisa "Dez anos de Ciclo de Formação Humana: o proposto, o realizado e novas perspectivas".
Na quinta-feira, às 8h 45min, o professor Daltron Maurício Ricaldes,da Secretaria da Educação do Mato Grosso, socializará com os educadores e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna as experiências vivenciadas em seu Estado, a partir da implantação dos Ciclos de Formação Humana. No período da tarde, os participantes estarão divididos em grupos por segmentos – gestores, professores, coordenadores pedagógicos e pais de alunos – para a construção das proposições que, depois de socializadas e debatidas em plenária, serão sintetizadas e farão parte do documento final do encontro, que será encerrado com o pronunciamento da secretária Dinalva Melo.

Um comentário:

  1. essa chapa vai ser a melhor chapa que já pegou o cargo da presidência do bairro santo antônio outros presidentes não fez nada pelo nosso bairro pós essa chapa vai ajudar varias ruas no quer precisar

    ResponderExcluir