VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Um encanto preservado pelo cacau - Por Nancy Macedo*

O cultivo do cacau à sombra da Mata Atlântica no sul da Bahia, oportunizou riquezas aos cacauicultores e contribuiu sobremaneira com a conservação ambiental. Um exemplo dessa preservação é a Lagoa Encantada. Localizada a 22 km do centro de Ilhéus, a Lagoa Encantada está envolvida por uma APA (Área de Preservação Ambiental), coberta por vegetação nativa, que preservou os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade, espécies da fauna e flora e assegura o bem-estar da população. A Lagoa Encantada é formada por um espelho d’água de 6,4 Km2, com ilhas flutuantes que se movem de uma margem a outra. É cercada, também, por uma série de lendas e curiosidades preservadas ao longo dos anos e fazem parte do folclore ilheense, a exemplo da “casa da sereia”, que acredita-se que fique bem ao centro da Lagoa, debaixo de uma pedra. E foi justamente por conta dessas lendas e contos que o local recebeu o nome de Lagoa Encantada. Próximo à Lagoa Encantada existem duas quedas d´água, onde é possível tomar banho e desfrutar da paisagem do local. Também é possível, para os mais corajosos, praticar rapel na cachoeira do rio Apepique, que corre ao encontro da Lagoa. A culinária local é um atrativo à parte. Feita com o peixe da própria Lagoa, a moqueca do robalo é uma delícia que não pode ficar fora do roteiro. A visita à Lagoa Encantada é um programa indicado para toda a família, para reunir os amigos, para descansar, renovar as energias e surpreender-se com as belezas naturais da região, como destacou a gerente de hotelaria, Cláudia Meneguete: “A Lagoa [Encantada] superou as expectativas, não imaginava ser tão bonito. É um local que dá a possibilidade de contato direto com a natureza, com uma simplicidade encantadora, comida boa e ainda nos possibilita desligar do dia a dia que é tão corrido. Estou saindo revitalizada, adorei o lugar e com toda certeza recomendarei para outras pessoas”, disse. “É um lugar surpreende e realmente encantador. Uma riqueza da natureza guardada tão perto da gente. Um lugar bastante acolhedor e tranquilo, que nos possibilita esse contato especial com a natureza”, completou o educador físico, Sanderson Girardi. Existem aproximadamente 1200 pessoas que moram na comunidade e sobrevivem da pesca e do turismo. O acesso à Lagoa Encantada é pela BA-001, saindo de Ilhéus, sentido Itacaré. Nas imediações da praia do Joia, em uma entrada à esquerda, uma estrada de terra (que precisa da atenção dos governantes) até o Clube Náutilus, de onde partem os passeios de chalanas pelo Rio Almada. Indo pelo Rio Almada, o passeio dura, aproximadamente, 1 hora, passando por três comunidades ribeirinhas, com a chegada já no espelho d´água da Lagoa. A visita pode ser agendada com equipes especiais que organizam os roteiros, a exemplo da Encantos Turismo, que é especialista no turismo da região. Outra opção, para quem desejar fazer todo o percurso de carro, é seguir pela estrada por mais 3 km. A jornalista viajou a convite da Encantos Turismo*

Carlos Coelho assume liderança do governo

O vereador Carlos Coelho (Pros) foi confirmado nesta quarta-feira (10) na liderança do governo do prefeito Claudevane Leite (PRB). A indicação tem caráter interino e foi oficializada pelo chefe do executivo em mensagem dirigida à mesa diretora da Câmara. Coelho permanecerá na liderança até o restabelecimento da saúde do vereador César Brandão (PPS), que se recupera de uma cirurgia. Ao assumir a função de representante do governo no legislativo, o membro do Pros afirmou esperar “corresponder à confiança demonstrada pelo prefeito Vane com zelo na defesa dos interesses da administração junto aos vereadores”.

Audiência pública do Orçamento Participativo será no Lomanto

A Escola Municipal de Trânsito, no Lomanto, será o local da audiência pública que vai reunir, a partir das 14 horas desta sexta-feira, moradores daquele bairro e do Santa Catarina, Odilon, Manoel Leão, Mangabinha e comunidade da Bananeira para a apresentação de propostas e projetos ao Orçamento 2016 da Prefeitura de Itabuna. Desde terça-feira que a Secretaria de Planejamento e Tecnologia – Seplantec - vem promovendo reuniões para que a população indique obras e projetos que considera prioritários para cada bairro e para a cidade como um todo. Por meio de debates democráticos, os moradores têm apresentado propostas para o orçamento do município no próximo ano. De acordo com o secretário Wenceslau Junior, é importante que as pessoas participem da elaboração do projeto orçamentário. “Definimos eixos temáticos para nortear as audiências. Queremos ouvir sociedade sobre o que deseja nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e social, agricultura e meio ambiente, esporte e cultura e lazer. Afinal, a democracia exige a participação de todos”, sublinhou. As propostas começaram a ser formalizadas na terça-feira passada, no Museu Jorge Amado, em Ferradas. Pelo menos 60 pessoas fizeram oito sugestões de investimentos naquela área, das quais uma será diretamente incluída na proposta orçamentária do próximo ano e as outras sete serão levadas à plenária final no dia 18 de julho, no auditório da FTC, com a participação de delegados escolhidos durante as audiências públicas nos bairros. A cidade foi dividida em 13 regiões que até o próximo dia 9 de julho indicarão obras e investimentos ao Projeto de Orçamento Participativo. Na quarta-feira, moradores dos bairros Maria Matos (Rua de Palha), Jorge Amado, Sinval Palmeira, Campo Formoso, Morumbi, Brasil Novo e Nova Itabuna participaram, no auditório do Centro de Esportes Unificados - CEU, na Urbis IV, da segunda audiência pública de debates das propostas da população para serem incluídas no Orçamento de 2016. A próxima audiência pública do Programa Orçamento Participativo está marcada para as 13h30min de terça-feira, dia 16, na Sala Zélia Lessa, reunindo moradores do Centro e dos bairros Zildolândia, Pontalzinho, Alto Mirante, Alto Maron, Castália e Monte Líbano.

Proposições apresentadas durante Sessão Plenária do dia 10

REQUERIMENTOS

AUTOR: Aldenes Meira (PCdoB)
SÍNTESE: requer à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o envio dos seguintes documentos: Cópia de todo o processo de desapropriação para a composição da área da Roça do Povo, ou documento que ateste ser a área onde esta foi implantada, compreendendo, se for o caso, Leis Municipais, Decretos do Executivo Municipal e toda a documentação correspondente, incluindo levantamento topográfico, plantas das áreas e termos de cessão de uso de hectare de terra nesta localidade, desde a sua implantação; Cópia dos projetos para a expansão da Roça do Povo, instalação da respectiva associação, unidades de ensino, unidades de saúde e área de lazer, existentes à época de sua implantação.

MOÇÕES

AUTOR: Antônio Cavalcante (PMDB)
SÍNTESE: Moção de Parabéns ao Major Alberto Fábio Ferreira de Santana, pelo seu aniversário.

AUTOR: Glaby Carvalho (PV)
SÍNTESE: Moção de Congratulação ao Dr. Fabrício Barbosa Matos, pelo seu aniversário.

AUTOR: Aldenes Meira (PCdoB)
SÍNTESE: Moção de Pesar aos familiares do administrador e poeta Lanns Alves de Almeida, pelo seu falecimento.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

AUTOR: Carlito do Sarinha (PTN)
SÍNTESE: Solicita ao Executivo: melhorias estruturais e físicas da Unidade de Saúde Juca Leão do bairro Manoel Leão.

AUTOR: Valéria Morais (PSC)
SÍNTESE: Solicita ao Executivo: que encaminhe um projeto sobre movimento de solidariedade da ONU “Mulheres pela Igualdade de Gêneros – Eles por Elas”, solicita também que este projeto seja encaminhado para a divisão de combate à violência contra à mulher.

AUTOR: Antônio Cavalcante (PMDB)
SÍNTESE: Solicita ao Executivo: pavimentação asfáltica, patrolamento, cascalhamento e terraplanagem na Rua Epitácio Pessoa e Rua da Liberdade, no bairro São Pedro; Rua 19, Rua 18, Rua 30, Rua 31 e Rua São Luís, no bairro Parque Boa Vista; Travessa Paulo VI, no bairro de Fátima.

AUTOR: Valter Socorrinho (PRÓS)
SÍNTESE: Solicita ao Chefe do Executivo: Ampliação de horário do transporte coletivo que faz a linha da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA).

AUTOR: Ailson Sousa (PRTB)
SÍNTESE: Solicita ao Executivo:
Reforma do Posto de Saúde Elson Duarte, localizado na Urbis IV.
Guarda Municipal Fixo no Posto de Saúde Elson Duarte, localizado no bairro Urbis IV.

AUTOR: Carlos Coelho (PRÓS)
SÍNTESE: Solicita à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR): Patrolamento na Avenida
Princesa Isabel, no bairro São Caetano.

Sindicato dos Comerciários quer fiscalização do MTE

Diretores do Sindicato dos Comerciários de Itabuna fizeram, na tarde desta quarta-feira (10), uma visita ao Ministério do Trabalho e Emprego, onde conversaram com o titular da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Ilhéus, senhor Gumercindo Silva dos Santos. O presidente do Sindicato, Gilson Costa, propôs uma ação conjunta com o MTE, em estabelecimentos comerciais de Itabuna que descumprem a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a Convenção Coletiva da categoria. “Muitas empresas não assinam a carteira de trabalho, não fornecem corretamente os vales transportes, extrapolam a jornada de trabalho e não pagam as horas extras. Por isso precisamos de uma atuação mais enérgica”, apontou o presidente. (Políticos do Sul da Bahia)





Ator de 'Senhor dos Anéis' morre aos 93 anos

O ator britânico Christopher Lee, famoso por interpretar o personagem Saruman nos filmes da série 'O Senhor dos Anéis', morreu aos 93 anos. Apesar de Lee ter morrido neste último domingo (7), a informação do falecimento do artista só foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo jornal The Telegraph.

O ator estava internado há três semanas em um hospital de Londres para tratar um quadro de insuficiência cardíaca e respiratória. De acordo com a publicação, a esposa de Lee optou por adiar o anúncio da morte do artista porque queria avisar previamente os familiares.


Christopher trabalhou em mais 250 produções no cinema e televisão e teve uma banda de heavy metal. Em 2009, ele ganhou o título de Cavaleiro Real do Império Britânico.


Além do sucesso como ator, ele também foi voluntário em apoio ao exército Finlandês durante a Guerra de Inverno contra a União Soviética entre os anos 1939 e 1940. Lee também atuou em filmes como 'Drácula', '007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro' e 'Star Wars'. Sua última aparição foi no longa foi 'O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos', em 2014, quando reprisou o seu papel como Saruman.







Nenhum comentário:

Postar um comentário