VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 2 de junho de 2015

Professor destaca instituições para o desenvolvimento regional

Durante a tradicional Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, realizada nesta segunda-feira, 1º, o Economista e Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Uesc, Elson Cedro Mira apresentou o livro de sua autoria, "Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia", que analisa o papel das instituições e a economia no eixo Itabuna-Ilhéus. O livro foi lançado recentemente na Uesc e está sendo apresentado, de forma extensiva, a comunidade através de palestras nas instituições locais, com o objetivo de levar às pessoas, o resultado de suas pesquisas acadêmicas. De acordo com sua análise, a região passou por mudanças, e o cacau deixou de ser a base da economia, sendo substituída pelo setor terciário. Dividido em três capítulos, o primeiro trata do aspecto teórico, demonstrando a relação entre as instituições e a economia. No segundo, é feito um diagnóstico econômico do sul da Bahia, utilizando dados oficiais do IBGE, Secretaria de Estado da Bahia, do Ministério do Trabalho e Emprego. Por último, ele demonstra que, mesmo a despeito dessa economia terciária, as instituições continuam cacaueiras. Em sua análise, o professor destaca que, segundo dados do IBGE e SEI de 2009, a distribuição setorial do PIB em Itabuna esteve dividida em: 78 % terciária, 20,7 % secundária e 0,7 % primária. Em Ilhéus, apesar da diferença nos dados, ainda há proeminência do setor terciário – 61,9%, em detrimento dos setores, secundário – 34,6 e primário – 3,5 %. Os interessados em adquiri o exemplar do livro pode entrar em contato através do e-mail: elson@uesc.br

Ilhéus recebe eventos de triathlon e paratriathlon em novembro

Durante reunião realizada no Palácio Paranaguá, em Ilhéus, na última semana, o presidente da Federação Baiana de Triathlon, Ernesto Pitanga, e o responsável técnico de paratriathlon da Confederação Brasileira, Hilton Lopes, confirmaram que o município sediará, no dia 7 de novembro, a final do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon e uma das etapas do Campeonato Baiano de Triathlon. Atendendo a um convite da Associação dos Triatletas de Ilhéus (Astrisul), os dirigentes foram recepcionados, entre outras autoridades, pelo vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) e pelos secretários de Administração (Sead), Ricardo Machado, e de Desenvolvimento Social (SDS), Jamil Ocké, além do diretor de Esportes do Município, Roberto Andrade (Betão). Na oportunidade, o vice-prefeito Carlos Machado elogiou a iniciativa, que, na visão dele, servirá para projetar a cidade. “São promoções de grande visibilidade. Além de serem importantes para o fortalecimento do esporte, também contribuem para divulgar os municípios que recebem os eventos”.

Prefeitura de Itabuna paga maio ao funcionalismo com reajuste

A Prefeitura de Itabuna iniciou hoje o pagamento dos salários referentes ao mês de maio do funcionalismo com a liquidação da primeira parcela de 4% retroativos a abril, como negociado com o sindicato da categoria. A segunda parcela de 3% será paga em agosto perfazendo 7% do acordado.
Também estão sendo pagos os professores e pessoal de apoio administrativo – porteiros, merendeiras, etc. – da Secretaria Municipal de Educação. No total, foram depositados nas contas R$ 9.360.330,21. Ainda nesta semana será definido o calendário para pagamento do salário dos servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeito Vane apela aos professores para que voltem ao trabalho

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reafirmou nesta terça-feira que está fazendo um grande esforço para assegurar o reajuste de 8% aos profissionais da educação e que este é percentual máximo que o município pode conceder. Durante mais uma rodada de negociações com representantes do Sindicato do Magistério Municipal (SIMPI), Vane apelou aos professores para que retornem à sala de aula, evitando maior prejuízo aos estudantes. O prefeito explicou que o percentual oferecido causará impacto de mais de R$ 4 milhões na folha de pagamento da educação e representará aumento no déficit mensal. Atualmente Itabuna conta com 1.385 professores de níveis I, II e III, sendo que os profissionais do primeiro grupo receberam reajuste 13,01% desde o início do ano, enquanto que aos professores de níveis dois e três a Prefeitura reafirma a disposição de 8% de reajuste em duas parcelas, com a primeira retroativa a abril e a outra em novembro.

DEPUTADO DEFENDE A PETROBRAS PRODUZINDO DO POÇO AO POSTO

A Assembleia Legislativa da Bahia realizou audiência pública (1/06), com a participação dos petroleiros, representantes de movimento sociais e parlamentares para debater o tema “O futuro da exploração e produção de petróleo na Bahia”. 

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), considerou mais um passo em defesa da companhia que  “é estratégica”. Ele disse que a oposição quer permitir a entrada e domínio das petroleiras multinacionais tanto no pré-sal como em outros setores da produção: “A Petrobras representa 10% do PIB e quase 17% dos investimentos, portanto, desestatizar a Petrobras é desestabilizar a economia nacional”.  Na Bahia sua importância é fundamental: cerca de 1/3 de arrecadação de ICMS do Estado da Bahia vem da produção de petróleo.

Davidson Magalhães defende a Petrobras à frente de toda a linha de produção, “do poço ao posto de gasolina”. Destacou que o momento é de luta a favor regime vigente de partilha, de onde saem os investimentos do pré-sal para a educação e saúde do país. Citou que a Petrobras bateu recentemente recorde de produção, 800 mil barris no pré-sal. “ A capacidade de produção não foi afetada pela crise da Lava Jato. O custo caiu de 14 para 9 dólares o barril, isto é aumento de produtividade”. Anunciou também o lançamento nos próximos dias de outras frentes parlamentares a favor da Petrobras, em São Paulo, Natal e Recife.

A Bahia é o berço da extração de petróleo, onde foi descoberto o primeiro poço, no bairro do Lobato, em Salvador, Marco Zero do Petróleo no Brasil. Há mais de 70 anos, o Estado produz petróleo e já chegou a ser o maior produtor do Brasil, atingindo a média diária de 150 mil barris. O Recôncavo Baiano, ao longo desses anos, já produziu mais de 2,5 bilhões de barris de petróleo, sendo superado, somente, pela produção da Bacia de Campos no Rio de Janeiro. 

Participaram dos debates organizado pela bancada estadual do PT, os deputados Rosemberg Pinto, Joseildo Ramos, Bira Corôa, Fátima Nunes, Neusa Cadore, Maria del Carmen e Fabíola Mansur (PSB), Rafael Valverde, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; representantes da FUP-Federação Única dos Petroleiros, Sindipetro Bahia; Humberto Rangel, da Fieb; Cedro Silva, presidente da CUT Bahia;  prefeitos e vereadores de municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário