VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Vane quer trazer policlínica do consórcio saúde para Itabuna

O prefeito Claudevane Leite informou nesta quarta-feira, ao presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC), Lenildo Santana, que vai lutar para que seja construída em Itabuna uma das 28 policlínicas que serão implantadas pelo Governo da Bahia, através dos consórcios regionais de saúde em municípios polos no estado. O assunto voltará a ser discutido por prefeitos do Sul da Bahia na próxima sexta-feira, 17, na sede da entidade municipalista em Itabuna. Durante encontro com o presidente da AMURC e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, hoje, em seu gabinete, Vane apresentou os fatores que justificam a instalação da sede da policlínica especializada em Itabuna. O prefeito citou, por exemplo, a localização geográfica e acesso facilitado por duas das principais rodovias federais, essenciais ao deslocamento de pacientes de outros municípios que integram o Litoral Sul.

Prefeitura instala de abrigos de ônibus no Jardim América

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito –Settran deu inicio à colocação de três abrigos de ônibus na área externa do condomínio residencial Jardim América I e II. Pelo menos 26 abrigos de um total de 40 adquiridos pela Prefeitura já foram instalados em toda cidade numa ação que integra o projeto da administração para oferecer mais conforto, comodidade e segurança aos usuários do sistema de transporte público de Itabuna. Os abrigos de ônibus da área do Jardim América vão beneficiar cerca de quatro mil pessoas que diariamente se utilizam do transporte público, além de moradores do bairro Nova Califórnia e do final da Califórnia. Nesta primeira fase estão sendo montadas estruturas metálicas. Nos próximos dias serão coladas hastes de sustentação e cobertura e construídos passeios e uma plataforma de acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Roberto José da Silva. Adquiridos com recursos próprios da Prefeitura, os novos abrigos contam com cobertura e assentos e foram colocados inicialmente nos pontos de ônibus das avenidas Amélia Amado, José Soares Pinheiro e Firmino Alves, Praça Camacan, Centro, e na Rua Santa Cruz, no bairro de Fátima, proximidades do Hospital Manoel Novaes. Até o ano passado, a cidade contava com pontos de ônibus sucateados, enferrujados e sem condição de uso. Com esses novos pontos de ônibus já é possível ver a melhoria para o usuário do sistema de transporte coletivo que fica protegidos doo sol e da chuva.

Mais de 76 mil casas alcançadas pelo fumacê contra a dengue

Um balanço preliminar feito pela Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna – SMS, mostra que 76.050 imóveis, em 27 bairros foram alcançados com a borrifação de inseticida contra mosquitos da dengue, por meio do carro fumacê. Nos locais onde não foi possível a passagem de um dos três veículos disponibilizados pela Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab, a ação foi complementada com serviço manual feito pelos agentes de endemias. O primeiro ciclo da borrifação do inseticida foi encerrado no sábado, dia 11. Neste segundo ciclo do UBV, que está andamento até amanhã, houve a inclusão dos bairros Alto Maron e Parque Boa Vista, na zona leste. Pelo cronograma, na próxima segunda-feira se inicia o terceiro ciclo nas mesmas áreas, de um total de seis. Também está havendo aplicação do inseticida pelos agentes nos bairros Novo Horizonte e Nova Califórnia. Nestes bairros, devido às condições geográficas, que dificultam o acesso dos veículos, a aplicação está sendo feita manualmente.

Itabuna entre os 37 municípios com o seu Plano de Educação

Itabuna é – entre os 570 municípios brasileiros que precisam cumprir Lei Federal nº 13.005 (Plano Nacional de Educação - PNE) – um dos 37 municípios que já possuem o seu Plano Municipal de Educação (PME). Entretanto, a Secretaria Municipal de Educação e diversas entidades ligadas ao Sistema Municipal de Ensino estão empenhadas em adequar o PME às novas exigências e metas estabelecidas na Lei Federal. Parta isto, profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino, membros do Conselho Municipal de Educação (CME), representantes do governo municipal, das instituições públicas e privadas dos três níveis de ensino – básico, médio e superior - e de diversos segmentos da sociedade civil organizada se reuniram durante o Fórum de Avaliação do Plano Municipal de Educação, nesta quarta-feira, para avaliarem as metas das políticas públicas para a Educação Grapiúna, estabelecidas no PME, aprovado em pela Lei nº 2.101, de setembro de 2008, alterado pela Lei nº 2.210, de dezembro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário