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ITABUNA-BA

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Luiz Argôlo e outros seis são presos na nova fase da Operação Lava Jato


O ex-deputado federal baiano Luiz Argôlo (ex-PP e hoje Solidariedade-BA) é uma das sete pessoas que foram presas pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (10), na 11ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras. A fase tem como foco crimes relacionados a três grupos de ex-agentes políticos após o envio de inquéritos que estavam no STF (Supremo Tribunal Federal). Além de Argôlo, foram presos o ex-deputado André Vargas (DF) e seu irmão, Leoon, Pedro Correia, que já cumpre prisão pelo mensalão do PT, Ivan Mernon da Silva Torres,  Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo, e Ricardo Hoffmann, que é diretor de uma agência de publicidade. Todos os presos serão levados para a superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Intitulada "A origem", a nova etapa da Lava Jato tem ações em andamento nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e no Distrito Federal.

Agenda da Semana (de 13 a 16 de Abril de 2015)


Segunda-feira (13.04):
• Reunião da Comissão Técnica Permanente de Urbanismo, Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos Municipais, presidida pelo vereador Paulo Marcus Ferreira (PT) – a partir das 14 horas, na Sala das Comissões Técnicas. Tema: Código de Obras.

• Audiência pública requerida pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, na qual serão ouvidos familiares do adolescente Nadson Almeida, morto durante perseguição policial em fevereiro de 2014 – a partir das 16 horas, na Sala das Comissões Técnicas.
Terça-feira (14.04): Comissões Técnicas Reunidas, presidida pelo vereador Joilson Rosa (PROS) – a partir das 14 horas, na Sala das Comissões.
Quarta-feira (15.04): Sessão ordinária, presidida pelo vereador Aldenes Meira (PCdoB) – a partir das 14 horas, no Plenário Raimundo Lima.
Quinta-feira (16.04): Audiência pública sobre a Campanha da Fraternidade

Pesquisa em Itabuna traça perfil do taxista ideal

“Quais são os maiores problemas enfrentados pelos usuários ao adentrarem um táxi em Itabuna?” Com base nessa pergunta, a Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran realiza, nessa semana, um curso de capacitação para taxistas. Com uma linguagem direta, simples e objetiva, o curso baseia-se nos resultados de uma pesquisa com 100 usuários realizada na cidade nos dois primeiros meses do ano. O curso se iniciou na segunda-feira e se encerra hoje. A expectativa da Settran é a de que a capacitação atinja, na totalidade, os cerca de 650 profissionais que atuam em Itabuna. “Esse curso tem os seus objetivos muito bem definidos. Queremos orientar e aprimorar o atendimento dos profissionais em relação aos usuários, abordando temas como Segurança, Higiene e Cortesia no Atendimento. Outro aspecto importante desta capacitação é justamente ratificar junto aos profissionais algumas premissas sobre a qualidade do serviço prestado”, esclareceu Elessandra Bispo, coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação para o Trânsito da Settran. O curso está sendo ministrado no auditório da Escola Municipal de Trânsito – Emtran, localizada na sede da SETTRAN, no bairro Lomanto. Durante o curso, Elessandra esclarece alguns dos resultados apresentados, tais quais os erros mais frequentes cometidos pelos profissionais (o não uso do cinto de segurança, por exemplo) e quais as exigências feitas por quem utiliza o serviço (higienização dos veículos é uma das mais frequentes). Pelos dados, das 100 pessoas que foram entrevistadas, 72 afirmaram que é comum se esquecerem de colocar o cinto de segurança. Quase sempre isso acontece por falta de orientação dos motoristas. Outro apontamento importante é o de que muitos usuários se irritam quando o motorista faz o uso do celular e dirige ao mesmo tempo, prática que, além de ser proibida no Brasil, acarreta multa para o condutor e pontos na carteira de habilitação. Taxista há cinco anos, Reginaldo Ferreira de Sousa disse que “é muito importante participar de cursos como esses que tratam de assuntos do cotidiano do taxista. Através da palestra, vamos nos qualificando para melhor atender o cliente sempre com segurança”. O curso tem uma duração de uma hora e meia e é obrigatório no processo de renovação dos alvarás. O dia e a hora em que cada profissional passará pela capacitação é agendado na própria Settran, logo após o veículo ser vistoriado. O levantamento feito pela Settran fez com que a capacitação tivesse um momento muito positivo de descontração, entretenimento e reflexão. Os próprios servidores da secretaria encenam uma peça de teatro em que se observam as caricaturas do motorista descortês e do motorista gentil. A linguagem teatral foi escolhida justamente pela capacidade que possui de chegar mais diretamente ao olhar do profissional. Na encenação, reconhece-se, pois, que o taxista ideal é aquele que é gentil, atento para as normas de segurança no trânsito, é gentil com os pedestres, respeita a sinalização, não se locomove em alta velocidade, não atende ao celular enquanto dirige, se preocupa com a limpeza do veículo, é educado, ajuda o passageiro quando este carrega uma bagagem muito pesada, oferece alguns serviços que tornam a corrida mais confortável (música ambiente ao gosto do cliente e o uso do ar condicionado, por exemplo), além, obviamente, do tradicional desconto no valor da corrida, sempre que isso for possível. “Em tempos de competitividade, oferecer esse tipo de feedback para os taxistas de Itabuna contribuirá para a prestação de um serviço que realmente esteja dentro daquilo que é o real desejo de quem precisa de um táxi”, explicou Jorge Teles, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran.

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