VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

domingo, 8 de março de 2015

Origem do Dia Internacional da Mulher



O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".




ITABUNA: DIOCESE DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA NOVENA E FESTA DE SÃO JOSÉ

Celebrações serão na Catedral de São José

A Diocese de Itabuna está divulgando a programação oficial do novenário e da festa de São José, que este ano têm como tema central “Servir: eis a nossa missão. As festividades terão início na próxima terça-feira, 10, com a primeira noite da novena, e prosseguem até o dia 19 de março, quando os católicos celebram o Dia do Patrono da Igreja e Esposo de Maria: São José. Para este dia, estão programadas missas e a tradicional procissão que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade.

Para a primeira noite do novenário, na terça-feira (10), às 19h, estão sendo convidados fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do bairro do mesmo nome, e da Paróquia Senhor do Bonfim, do bairro Jardim Primavera. Também participarão da celebração de abertura o Conselho Missionário Diocesano, a Comunidade de Aliança Santa Cecília, Terço dos Homens, os Coroinhas, a Pastoral do Dízimo, Devotos de Santo Antônio, motoristas, motoqueiros e taxistas, além de instituições financeiras e bancários.

O novenário em preparação à Festa de São José terá sequência na quarta-feira, 11, com a participação das paróquias de Santa Inês e Nossa Senhora Aparecida. Ainda são convidados a participar da celebração da 2ª noite da novena as Associação das Senhoras de Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Cursilhos de Cristandade, Caminho Neo-Catecumenal e Comunidade Canção Nova, bem como as escolas Lua Nova, Curumim, Pio XII e Carrossel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário