VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 12 de março de 2015

Itabuna: prioridade no Plano Nacional de Combate à Violência


Itabuna será incluído como município prioritário do Plano Nacional de Combate à Violência Contra a População Jovem, que será lançado em abril, pelo Ministério da Justiça. A garantia foi obtida pelo prefeito Claudevane Leite, em audiência, ontem, com a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), Regina Miki, em Brasília. O prefeito estava acompanhado do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), responsável pelo agendamento da reunião, que foi um desdobramento das definições tomadas em encontro promovido pela administração municipal com a sociedade civil e órgãos de segurança no dia 26 de fevereiro. O prefeito de Itabuna fez um relato da situação da criminalidade no município, informou as ações e medidas que vêm sendo implantadas pela Prefeitura para reduzir os índices de violência e solicitou da secretária uma atenção especial da Senasp para o problema, que afeta toda a sociedade, em especial a juventude. A maioria dos assassinatos atinge a população de 13 a 18 anos. A sugestão é para que Itabuna seja contemplada pelo grupo de trabalho interministerial, que definirá as cidades-base das estratégias e políticas públicas que serão implantadas a partir de abril para combater e reduzir a incidência de homicídios entre a população jovem no Brasil. O deputado reforçou o pleito apresentado por Vane e destacou o alto índice de mortes entre adolescentes e jovens em Itabuna: 17,11 mortes de jovens de 12 a 18 anos por cada mil habitantes, o maior índice entre cidades com população acima de 200 mil habitantes. Na reunião, Vane e Davidson propuseram à secretária Regina Miki que faça o lançamento do programa em Itabuna. Na próxima segunda-feira, dia 16, o prefeito vai se encontrar com o titular da secretaria estadual de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, em Salvador, quando reivindicará investimentos para melhorar as condições operacionais das polícias civil e militar e a retomada do sistema de videomonitoramento de ruas da cidade. A audiência com Maurício Barbosa também foi marcada por Davidson Magalhães, que estará com o prefeito na SSP. À Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, o prefeito de Itabuna cobrará a construção de uma cadeia pública, que já tem terreno definido e convênio assinado com o Ministério da Justiça desde 2013.

Creche do Mangabinha recebe doação de alimentos

Mais de meia tonelada de alimentos recebidos durante as inscrições de atletas e equipes participantes do programa Bom de Bola, Melhor na Escola e Taça Cidade de Itabuna de Futsal foram doadas hoje à Creche Santa Maria Goretti pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Esta é a terceira vez que alimentos não perecíveis são repassados para creche do o bairro Mangabinha, desde 2013. A Creche Santa Maria Goretti atende a centenas de crianças carentes do Mangabinha e de bairros vizinhos como Santa Catarina, Lomanto e Rua da Bananeira. Os 500 quilos de alimentos foram entregues pelos secretários municipais Evans Maxwel Silva, de Esportes e Recreação, e vice-prefeito Wenceslau Júnior, do Planejamento e Tecnologia. A Secretaria de Esportes e Recreação prevê que o até final de abril outra entidade filantrópica do município também será beneficiada com outros 500 quilos de alimentos que serão recolhidos da comunidade durante a inscrição para novos projetos esportivos. A Taça Cidade de Itabuna de Futsal está em andamento enquanto o projeto Bom de Bola, Melhor na Escola, começa no final do mês de março. O secretário Evans Maxwel afirma que a administração municipal procurar envolver os atletas e suas equipes em ações filantrópicas e solidárias e não apenas promover competições esportivas e entretenimento para crianças, adolescentes e jovens. Além das competições esportivas permanentes, os alimentos doados nos dois últimos anos foram arrecadados em jogos beneficentes como o que trouxe a Itabuna o deputado federal Tiririca e o ex-deputado federal Acelino “Popó” Freitas, em 2013. Com a ação desta quinta-feira subiu a 15 mil quilos os alimentos doados a entidades beneficentes pela Prefeitura de Itabuna nos últimos dois anos. Nesse período, os projetos desenvolvidos pelo município já beneficiaram instituições filantrópicas como Creche Santa Maria Goretti, Centro de Recuperação Shamah, Nascendo em Cristo, Albergue Bezerra de Menezes e Sociedade São Vicente de Paulo que se dedicam no acolhimento de crianças, adolescentes, jovens e idosos. Outras entidades já contempladas foram Associação de Pais e Portadores das Síndromes Deficitárias Neurológicas (Núcleo Cuidar), Centro de Recuperação Nova Vida, Comunidade Terapêutica (AME), Associação Beneficente Esperança, Centro de Recuperação Evangélico Manaim, Centro de Recuperação Renascer, Fundação Baldoíno Azevedo, Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC e Grupo de Apoio e Prevenção à Aids - Gapa.

Nasa registra primeira grande explosão solar do ano

A primeira explosão solar de grandes proporções de 2015 foi registrada nesta quarta-feira pelo Laboratório de Dinâmica Solar da Nasa. A explosão pode ser vista como uma área brilhante na metade esquerda da estrela. As explosões solares liberam energia, luz e partículas de alta velocidade no espaço. O evento desta quarta-feira recebeu a classificação X2.2. As explosões mais intensas são as X. As mais fracas são A, seguidas por B, C, M e, por fim, X. Similar à escala Richter, cada mudança de letra representa um aumento de dez vezes na força da explosão. Já os números fornecem uma classificação complementar. Uma X2 tem o dobro da intensidade de uma X1, por exemplo. Explodir o Sol com uma bomba nuclear? O ápice do evento ocorreu às 13h22 (horário de Brasília) desta quarta-feira em uma região do astro conhecida como AR12297. A radiação emitida por esses eventos não é capaz de atravessar a atmosfera terrestre e afetar os humanos. Quando são muito intensas, no entanto, podem atrapalhar a camada da atmosfera onde os sinais de comunicação e de GPS viajam. (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário