VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

REORDENAMENTO DE ESCOLAS OTIMIZA A REDE MUNICIPAL DE ITABUNA


A Secretaria Municipal da Educação (SEC) está promovendo o reordenamento das unidades escolares do setor urbano e do campo. A iniciativa permitirá a ampliação da capacidade de atendimento de crianças na faixa etária de 4 e 5 anos de idade, bem como aumentar á eficiência da ocupação das estruturas existente na rede municipal de ensino de Itabuna, além da redução de custos com a desativação dos espaços alugados.
Escola Frederico Smith reformada ano passado está incluída no reordenamento
Escola Frederico Smith reformada ano passado está incluída no reordenamento
As escolas Firmino Alves, no Fátima; Humberto Castelo Branco, no Califórnia; e Alberto Lessa passarão a oferecer vagas para a pré-escola enquanto as escolas Berilo, Marieta Borges, Lúcia Oliveira, Pé no Chão e Lar Fabiano de Cristo serão fechadas. Mas alunos, professores e funcionários serão relotados em outras unidades.
Já o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) passa a abrigar os alunos da Escola Lúcia Oliveira. Nas oito salas ociosas do Centro de Integração Social (Ciso), no bairro de Fátima, serão alocados integralmente os alunos da Escola Firmino Alves pertencentes aos anos iniciais do ensino fundamental. A Escola Municipal Califórnia, por conta da estrutura inadequada, deixa de ofertar a modalidade da pré-escola, ficando com atendimento exclusivo para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
O reordenamento da rede municipal de ensino permitirá ainda que a Escola Amélio Cordier, no bairro Santa Inês, que após reforma terá melhores condições, passe a atender o público de 1º ao 3º ano. Os estudantes do 4º e 5º ano residentes no Santa Inês e áreas adjacentes serão absorvidos pela Escola Comunitária. De acordo com o planejamento da Secretaria da Educação, os alunos que antes eram atendidos pela Escola Lar Fabiano de Cristo, no São Caetano, serão matriculados na Escola Roberto Santos e no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC – Jorge Amado), no bairro Jardim Primavera.
O reordenamento prevê ainda a interrupção das atividades da Escola Marieta Borges, na Urbis IV, e o remanejamento dos alunos para a Escola Municipal Frederico Smith Lima, localizada no mesmo bairro. Com as mudanças postas em prática pela SEC neste ano, os professores que atuavam em escolas isoladas na rodovia Ilhéus-Itabuna serão alocados em escolas da rede municipal de ensino da zona urbana.
Segundo a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, a partir do reordenamento serão 105 escolas que passarão a oferecer da 1ª ano 3ª ano (Ciclo I), 4ª a 6ª ano (Ciclo II) e 7º ao 9ºano com a vantagem de agrupar os estudantes por faixa etária, reunir maior número de alunos em sala de aula e evitar casos de violência física ou psicológica na rede municipal de ensino. "Portanto, as unidades passam a oferecer uma educação especializada por ciclos", explicou.
O processo de reordenamento das escolas da rede municipal foi iniciado ano passado com em base em estudos e diagnóstico técnicos desenvolvidos pelos técnicos da SEC de acordo o oque preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em relação a infraestrutura das escolas para atendimento às diversas modalidades de ensino.
"Para a mudança levamos em conta, além da avaliação técnica, a redução dos custos com a manutenção de estruturas, muitas vezes inadequadas ao funcionamento de uma escola. Também consideramos as dificuldades financeiras do município e a necessidade de eficientização da infraestrutura ao processo de ensino-aprendizagem", argumenta a secretária da Educação.
___________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário