VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Josias Gomes confirma o nome de Maurício Bacelar para assumir o Detran

O secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, confirmou nesta quinta-feira (22) que o presidente estadual do PTN, Maurício Bacelar, ocupará o cargo de diretor-geral do Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran). 

O anúncio foi feito em entrevista à rádio BandNews, e já havia sido adiantado na mídia. Em outros pronunciamentos, Gomes já havia deixado no ar a possibilidade de que o “doutor engenheiro” – como o secretário referenciou Bacelar – assumiria a pasta governamental. 

Apesar da especulação de que as negociações com o Detran seriam feitas de “porteira fechada” – quando a sigla consegue ocupar todos os cargos do órgão ou pasta – informações dos bastidores garantem que, pelo menos, duas superintendências ficarão sob o comando do PP, que atualmente controla o Detran.


PREFEITURA REORGANIZA BARRACAS NA FEIRA DO BAIRRO SÃO CAETANO

ON . POSTED IN DESENVOLVIMENTO URBANO

Depois de estabelecer diálogo permanente com feirantes, lojistas e donos de supermercados que ficam no entorno da feira livre do São Caetano, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), iniciou hoje a notificação para remoção das barracas instaladas no meio da rua. A partir do dia 30, os feirantes somente podem montar barracas na via pública a partir das 14 horas de sexta-feira devendo desmontá-las às 14 horas do domingo, após o encerramento das atividades.
Prefeitura de Itabuna notifica feirantes do São Caetano para novos dias e horários - Foto Gabriel de Oliveira 5
Prefeitura de Itabuna notifica feirantes do São Caetano para novos dias e horários
A determinação da Prefeitura atende antiga reivindicação de moradores do São Caetano, consumidores e comerciantes, que se queixam da dificuldade para transitar nas vias ao redor da feira livre por causa da má distribuição das barracas em trechos das ruas Cosme e Damião e São João, além da travessa São João. Atualmente, as barracas são instaladas durante toda a semana no meio da via pública, dificultando o acesso dos moradores a suas residências.
Prefeitura de Itabuna notifica feirantes do São Caetano para novos dias e horários - Foto Gabriel de Oliveira 1
O diretor de Acompanhamento e Associativismo da Seagrima, Cláudio Roberto Silva Mendes, afirma que a decisão de reorganizar as barracas foi tomada depois de diálogos com os feirantes e para atender a cobrança dos moradores, comerciantes e consumidores. Ele explica que a medida não impede os feirantes de seguir trabalhando na feira livre, mas a partir do final do mês a ocupação do espaço será delimitada e as ruas não devem mais ser invadidas.
Cláudio Roberto diz ainda que atualmente muitas barracas ficam apenas ocupando espaço, sem mercadorias, impedindo inclusive que o morador tenha acesso à sua garagem. No ano passado a Prefeitura não fez a recuperação de trechos das vias nas proximidades da feira do São Caetano porque as barracas não foram removidas. "A partir da estipulação de dias e horários para que os barraqueiros comercializem na via pública frutas, verduras, cerais, carne, dentre outros produtos, ficará bem melhor para a comunidade", finalizou.
Há dois anos o governo municipal vem atuando para a organização das feiras livres do Califórnia e do São Caetano, além do Centro Comercial de Itabuna. Em dezembro do ano passado, em parceria com os feirantes do Centro Comercial, foi iniciada a revitalização do Mercado da Carne para atender às normas da Portaria nº 304 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na semana passada, começou a padronização dos boxes usados para a venda de carnes na feira livre do Bairro Califórnia, após a remoção dos antigos balcões e com espaços dos boxes definidos por meio de planta estrutural.
____________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação


PROGRAMA DE ACOLHIMENTO A GESTANTES DISTRIBUI KITS CONTRA AS DSTS

ON . POSTED IN SAÚDE

Cerca de 30 mulheres grávidas do 5º ao 7º mês do Programa de colhimento a Gestantes - Acolher, da Secretaria da Assistência Social, receberam na tarde de quarta-feira kits contendo preservativos e cartilhas com orientações sobre a prevenção de doenças virais, sexualmente transmissíveis e AIDS. As futuras mamães participaram de uma palestra sobre prevenção ministrada pela assistente social Klariana Azevedo integrante do Projeto DST/AIDS, da Secretaria Municipal da Saúde.
Assistente social Klariana Azevedo fala às gestants do Acolher - Foto Gabriel de Oliveira  3
Assistente social Klariana Azevedo fala às gestants do Acolher
De acordo com a coordenadora do Acolher, Cássia Melo, mensalmente as gestantes participantes do programa são chamadas para alguma atividade e para receber orientações, principalmente em relação à própria saúde e a do bebê. "A ideia é que as mamães recebam carinho e atenção, além de serem orientadas ao acompanhamento médico pré-natal para que os bebês nasçam sadios", afirma, acrescentando que, além da palestra sobre um tema importante e a distribuição de kits as gestantes puderam fazer o teste rápido para detecção do vírus HIV.

Gestantes do Acolher da SAS participaram de palestra sobre DSTs - Foto Gabriel de Oliveira 2
Gestantes do Acolher da SAS participaram de palestra sobre DSTs
No Acolher, as futuras mamães também têm acesso a cursos sobre higiene da mãe e do bebê, direitos da gestante, aleitamento materno, alimentos que auxiliam na cicatrização, orientação postural e nutricional e oficina de corte e costura e artesanato. Também recebem acompanhamento de profissionais da assistência social, enfermagem, fisioterapia, massoterapia, nutrição, pedagogia e psicologia.

Axé da Sorte - Um Show de Prêmios


Nenhum comentário:

Postar um comentário