VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Suicídio no Zildolândia em Itabuna

Deorlano Silva da Conceição, 28 anos, foi encontrado morto dentro de uma kitnet no final da tarde de hoje (13). Ele foi estava com um fio enrolado a seu pescoço pendurado na porta de seu quarto.



1ª FEIRA LITERÁRIA DE ITABUNA SERÁ NA AÇÃO FRATERNAL


A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), após estudos e visitas técnicas feitas, definiu que a I Felita – Feira Literária de Itabuna será realizada no Colégio São José da Ação Fraternal de Itabuna (AFI). A data da festa do livro, que será realizada na cidade onde nasceu o escritor Jorge Amado, foi preservada: 4 a 7 de dezembro.
Colégio Ação Fraternal de ItabunaColégio Ação Fraternal de Itabuna
O presidente da FICC, Roberto José da Silva, disse que "esperava as melhorias que estavam sendo feitas no Centro de Cultura Adonias Filho, local onde originalmente seria realizado o evento, fossem concluídas antes da data de realização do evento, mas isso não se confirmou, o que levou a diretoria da Fundação a procurar outro espaço". E complementou: "O mais importante é que está garantido a realização de um evento de muita qualidade nos serviços que serão ali oferecidos".
A AFI, por intermédio da sua diretora geral Irmã Margarida, demonstrou sensibilidade ao se associar a uma ideia que, seguramente, vai projetar a cidade nacionalmente e oferecer aos itabunenses e à população regional uma oportunidade inédita de conhecer novas obras literárias e aproximar-se de autores nacionais e intelectuais reconhecidos.
Várias atrações locais, nacionais e internacionais já estão confirmadas, como Leonardo Boff, Cyro de Mattos, Tica Simões, Daniela Galdino, Capinam, Jorge Araújo, Nelson Maca, além das bandas Manzuá, Enttropia, dentre outras.


MOSTRA LITERÁRIA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO REDE DE TROCAS DA EDUCAÇÃO GRAPIÚNA


Encerrando a programação do Seminário de Trocas da Educação Grapiúna, estudantes e educadores de 14 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna participam nesta sexta-feira (14) da Mostra Literária, que acontece na Praça Olynto Leone com exposições de artes visuais, fotografias e de livros de autores regionais. O evento contará ainda com espaço para leitura de deleite e contação de estórias e apresentações culturais, tendo a participação do Grupo Encantarte, Biblioteca Itinerante e Grupo de Dança Maktub. A programação acontece das 9 às 14 horas.
Seminário da Rede de Trocas no Colégio Modelo - Foto Gabriel de OliveiraSeminário da Rede de Trocas no Colégio Modelo
Focada no tema "O Lugar da Leitura na Escola Grapiúna", a Mostra Literária é organizada pela Secretaria Municipal da Educação (SEC) como forma de socializar com a comunidade itabunense os resultados do projeto desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino neste ano letivo, com o objetivo de incentivar e valorizar a formação da competência leitora e escritora como meio de garantir e efetivar a aprendizagem dos educandos. Na Praça Olynto Leone, os transeuntes e frequentadores do local poderão ver de perto como as escolas desenvolveram os projetos de leitura com os alunos utilizando as mais diversas linguagens, a exemplo da música e literatura de cordel.
Ao avaliar os resultados do Seminário da Rede de Trocas, que teve início na quarta-feira, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, enfatizou a iniciativa como um importante meio de promover o intercâmbio entre os profissionais da Escola Grapiúna, levando ao conhecimento de todos e socializando as experiências bem-sucedidas nas mais diferentes realidades. Ela chamou a atenção para a pluralidade de linguagens e a criatividade utilizadas pelos educadores para fazer acontecer o Projeto de Leitura e Escrita em todos os segmentos da Educação Básica.
Seminário da Rede de Trocas no Colégio Modelo - Foto Gabriel de Oliveira 6Seminário da Rede de Trocas no Colégio Modelo
"A partir deste pressuposto, o que vimos no Seminário foi resultado do esforço e comprometimento de diversos profissionais da Educação que se empenharam com dedicação e bastante competência, desenvolvendo ações que se coadunaram com a intenção da Secretaria da Educação, cujo objetivo foi mostrar a importância da leitura e da escrita para além da sala de aula, ou seja, para a vida do educando nos seus múltiplos contextos", argumentou.
A secretária da Educação disse ainda que os resultados positivos apresentados pelas escolas também é um reflexo do quanto os educadores estão buscando superar os problemas relacionados ao ensino e aprendizagem existentes na Rede Pública Municipal de Ensino. Dinalva Melo citou o exemplo do Programa de Correção de Fluxo, desenvolvido pelo Geempa (Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação) que vem promovendo o nivelamento das competências de leitura e escrita para dezenas de estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Segundo a secretária, somente no período de agosto a outubro de 2013, no universo de 250 alunos assistidos pelo programa, 170 conseguiram superar tais dificuldades.
Seminário da Rede de Trocas no Colégio Modelo - Foto Gabriel de Oliveira 8Seminário da Rede de Trocas no Colégio Modelo
________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Erivaldo Bomfim
Foto: Gabriel Oliveira
__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário