VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 2 de setembro de 2014

PAULO SOUTO - BIOGRAFIA


Filho do dr. Antônio Carlos Souto, que foi juiz e intendente do município de Caetité, e de Adélia Ganem Souto. Muito jovem mudou-se para Caravelas e passou por outras cidades, acompanhando o pai nas comarcas em que este atuou.
Em Ilhéus passa parte da juventude, tendo estudado no colégio Eusínio Lavigne e iniciado como locutor e comentarista esportivo na Rádio Cultura da cidade.


Foi locutor esportivo em Salvador, formando-se ali em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia. Assim que se formou, volta a Ilhéus, coordenando o setor de Geologia da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) por três anos, período em que faz doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Conclui o curso em 1971, ano em que se casa com Isabel Carolina Loureiro, com quem tem três filhos.
Leciona na Universidade Federal da Bahia até vir a ocupar o cargo de superintendente da SUDENE, em 1987.
Ocupou, ainda, diversos cargos na administração do Estado, no primeiro governo de ACM, e mesmo após este, de 1979 a 1986.
Em 1991 foi eleito vice-governador, no novo mandato de ACM, a quem sucedeu, no período de 1995 a 1998, quando se licencia para concorrer ao mandato de senador, para o qual foi eleito. Em seu primeiro mandato como governador da Bahia, Paulo Souto se destaca como um administrador competente, capaz de manter equilibrada as finanças do Estado, ao mesmo tempo em que atraiu investidores e recursos capazes de alavancar o desenvolvimento da Bahia.
Em sua primeira passagem pelo Governo da Bahia, Paulo Souto implantou o Programa Bahia Azul, o maior investimento feito até então em saneamento básico em todo o Brasil. Com o programa, inverteu-se o mapa do atendimento por esgoto tratado às residências e indústrias de Salvador, que passaram - após a conclusão da obra - a ter 80% de seus imóveis ligados à rede coletora e de tratamento de esgotos.
Souto também inovou ao criar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), programa modelo que mais tarde seria adotado com outros nomes em todo o Brasil - o Poupa Tempo de São Paulo é um exemplo - e até no exterior. O SAC reúne num mesmo lugar todas as repartições comumente usadas pelo cidadão que busca tirar ou renovar documentos, obter certidões e receber atendimentos nos mais diversos setores do serviço público.
Eleito senador em 1998, Paulo Souto teve atuação de destaque no Congresso Nacional. Relator da CPI do Judiciário, foi ele o responsável pela obtenção de provas que levaram, pela primeira vez na história do Brasil, à prisão de um Juiz de Direito por crime de corrupção (Nicolau dos Santos Neto) e à cassação de um senador da República pelo mesmo tipo de crime (Luís Estevão-DF).
Disputa, em 2002, novamente, o cargo de governador da Bahia e vence, exercendo o mandato 2003-2006. A vitória, em 2002, foi em primeiro turno, derrotando o candidato do PT, Jaques Wagner por 52% a 38%. Em seu segundo mandato, Paulo Souto foi responsável pelo processo de industrialização do interior do estado, atraindo industrias de calçados que foram implantadas nas mais diversas regiões do estado, levando centenas de milhares de empregos (diretos e indiretos) à população das regiões Sul, Sudoeste e Nordeste da Bahia. Souto ainda obteve destaque ao construir barragens de grande porte que permitiram a regularização do abastecimento de água no sertão baiano (barragensdo França, Pindobaçu, Ponto Novo, Bandeira de Melo, Apertado, entre outras) e ao implantar programas sócio-econômicos de estímulo ao associativismo, como o Cabra Forte, o Nossa Raiz e o Nossa Fibra.
Em 2007 foi eleito presidente do Democratas da Bahia. Atualmente é candidato ao governo baiano nas eleições de outubro de 2014.
Governos da Bahia
Realizações
Em 1994, foi eleito governador pela primeira vez, com 58,64% dos votos válidos. Sua primeira gestão à frente do Estado foi marcada por grandes programas, como o Bahia Azul, que aumentou de 25% para 80% a cobertura da rede de esgoto residencial de Salvador e foi renomeado pelo atual governo. Além do Bahia Azul, Souto implantou programas sociais como Viver Melhor, Cabra Forte e Pró Gavião.
Em 1998, se elegeu senador da República para o período de 1999 a 2007, com 2.583.185 votos (73,24%). No Senado, foi relator da CPI do Judiciário e membro titular das comissões de Assuntos econômicos, de Infra-estrutura e da Comissão de Ética, além de ter sido relator da Comissão Especial Mista da Crise Energética.
Em 2002, foi eleito novamente governador, com 53,69% dos votos válidos. Neste segundo mandato, iniciado em 1º de janeiro de 2003, Souto destacou seu trabalho neste mandato para o turismo e consolidou a Bahia como uma das principais economias do país com seu governo voltado ao desenvolvimento.
Citações
Trechos da Mensagem proferida por Paulo Souto à Assembleia Legislativa, em 15 de fevereiro de 2006:"Nesses três anos, nos lançamos, sem arrefecer um só instante, num esforço obstinado para inserir a Bahia num novo patamar histórico de desenvolvimento. Essa jornada foi balizada, sempre, pelo propósito de promover o desenvolvimento humano, mediante a conjugação do crescimento econômico com a justiça social. Para nós, não se trata, tão somente, de buscar o crescimento, mas também a qualificação desse crescimento. Crescer com qualidade é a "regra de ouro" desse Governo.

A Wikipédia possui o Portal da Bahia. Artigos sobre história, cultura, personalidades e geografia.
"No nosso Governo, atribuímos prioridade absoluta à educação. A nossa visão de futuro parte da constatação de que a educação está no âmago das transformações desse novo milênio: é imperativo econômico da sociedade do conhecimento e alicerce para as políticas de redução das desigualdades, constituindo-se, ainda, num importante referencial do grau de democracia e justiça de uma sociedade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário