VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mãe de adolescente que sofreu acidente na Princesa Isabel morre após infartar


A mãe do adolescente Henrique Gomes,que está internado desde o dia 28 de junho, quando sofreu um grave acidente de carro com amigos na Avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano, morreu na noite de terça-feira (5). Conhecidos informam que amigos estiveram durante à noite na casa de Maria, onde realizaram um grupo de orações. Pouco tempo depois, amigos receberam a informação de que ela morreu após sofrer um infarto. O SAMU chegou a ser acionado, mas ela não resistiu e morreu ainda em casa. No dia do acidente, os jovens tinham acabado de sair do local onde assistiam a um jogo da seleção brasileira, quando o veículo Prisma, conduzido por um menor de idade, colidiu com uma árvore após o motorista perder o controle da direção. O veículo chegou a sofrer um princípio de incêndio. Dos feridos no acidente, Henrique Gomes e Ana Luiza Oliveira ficaram em estado grave. Atualmente, eles ainda estão internados em unidade hospitalar. Henrique deixou o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) neste final de semana, sendo encaminhado para um quarto. (Verdinho)



Capitão Azevedo tem candidatura liberada

azevedo
Bahia – Foi deferida nesta terça-feira (05/08), pelo Tribunal Regional Eleitoral o registro de candidatura do candidato a deputado estadual Capitão Azevedo (DEM).


Capitão Azevedo foi prefeito de Itabuna de 2009 a 2012, teve suas contas referentes ao ano de 2011 rejeitadas pela câmara de vereadores, mas obteve uma liminar suspendendo a sessão.

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) solicitou a impugnação, alegando que Azevedo se enquadrava na Lei da Ficha Limpa. Mas o TRE reconheceu a liminar e deferiu o registro.

Informações: Políticos do Sul da Bahia
 
 
 

Conselheiros Escolares participam de curso de Formação Continuada

Capacitação de Conselhos Escolares de Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 1Capacitação de Conselhos Escolares de Itabuna
Professores, servidores públicos e pais de alunos que integram os Conselhos Escolares de nove unidades da rede municipal de ensino participaram hoje da primeira etapa do Curso de Formação Continuada do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, no auditório da Direc-7 e terá conclusão no dia 28 de setembro.
O curso tem como objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares com a formação continuada, presencial e à distância. Envolve técnicos das secretarias estadual e municipais de Educação e conselheiros escolares de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de Educação envolvidos com gestão democrática da escola.
Para a tutora do MEC, Maria Márcia Bispo dos Santos, no primeiro encontro que agregou conselheiros da rede estadual e municipal de ensino, "as ações se processam prioritariamente no ambiente educacional. É uma proposta do MEC fortalecer a gestão escolar e os conselhos são uma conquista nesta direção democrática e participativa", afirmou.
Já a técnica pedagógica da Direc 7, Rita Lopes, exaltou os conselhos escolares como uma ferramenta de participação de toda comunidade na gestão da unidade escolar com a intenção de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino. "É a oportunidade de dar a voz para todos os membros da escola, através do conselho. Queremos que os conselhos existam, participem, deliberem, fiscalizem e se mobilizem, efetivamente, em todas as demandas da escola", disse.
O gestor da Escola Municipal Genival Correia de Almeida, no bairro João Soares, Erico Santos, destaca que o curso fortalecerá ainda mais os conselhos escolares para que trabalhem de maneira funcional nas escolas. "Haverá melhoria significativa para o contexto escolar do município, com uma educação de qualidade social, potencializando a direção e todo o segmento escolar", afirmou.
Capacitação de Conselhos Escolares de Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 2Capacitação de Conselhos Escolares de Itabuna
Para o representante dos pais no Conselho Municipal na Escola, Silvio Santos de Almeida, o curso intensificará a participação dos pais na vida escolar dos jovens alunos. "É importante participar de todas as atividades escolares de maneira direta. Saber quanto a escola recebe de verba, os trabalhos educacionais, etc. Isso faz com que os pais sejam colaboradores da administração escolar", disse Silvio.
A assessora da Secretaria Municipal da Educação nos Conselhos Escolares, Inês Sobrinho, destaca que a partir do curso de formação os conselhos escolares terão gestões mais democráticas e participativas nas escolas. "São nove escolas com representação nesse primeiro momento do curso. Esse encontro de informação trouxe toda a metodologia do curso, inclusive cadernos elaborados pelo MEC", afirmou.



Campeonato Interbairros de Itabuna terá 1ª rodada divulgada na terça

Campeonato Interbairros movimenta a cidade - Foto Gabriel de Oliveira 1Campeonato Interbairros movimenta a cidade
A Secretaria de Esportes e Recreação divulga na próxima terça-feira, 12, a partir das 11 horas, os jogos da primeira rodada do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna, que começa no próximo dia 17. As partidas serão disputadas no Estádio Luiz Viana Filho e em campos dos bairros como Lomanto, Ferradas, Núcleo Habitacional da Ceplac, Jardim Primavera e São Lourenço.
Para a edição deste ano, a Prefeitura de Itabuna dou os uniformes completos para as 54 equipes, bolas e redes e vai distribuir R$ 10 mil em premiação para o campeão, vice e terceiro colocado, além de artilheiro, goleiro menos vazado, seleção do Interbairros e atleta destaque. Serão distribuídos ainda troféus e medalhas.
O Campeonato Interbairros só começa dia 17, mas a movimentação de atletas e técnicos nos campos dos quatro cantos da cidade teve início em julho, quando foi iniciada a preparação com treinamentos e amistosos entre as seleções inscritas para a edição deste ano. São 1.200 atletas que estão sendo preparados para a maior competição amadora do interior da Bahia.
Para os dirigentes, o Interbairros desse ano terá sua melhor edição, porque as seleções fizeram a pré-temporada por um período mais longo. "Muitos adolescentes ficaram empolgados, querendo participar da edição deste ano. Mas infelizmente, o Regulamento não permite a inscrição de atletas com menos de 16 anos", afirma Vanderlei de Souza, técnico de Ferradas, que vem treinando sua equipe três vezes na semana e realizando amistosos.
Campeonato Interbairros movimenta a cidade - Foto Gabriel de Oliveira 2Campeonato Interbairros movimenta a cidade
O diretor de esportes da Associação de Moradores do Bairro do Mangabinha, Robson Xavier, prevê que neste ano o nível técnico das equipes será superior à edição passada. "Quem gosta de futebol terá a oportunidade de assistir a grandes jogos", diz Robson. A seleção do Mangabinha tem participado de amistosos e treinado durante a semana.
Já o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Catarina, Fredson Neri, aponta o Campeonato Interbairros como uma maneira de promover a integração social e a oportunidade de revelar talentos para competições como Campeonato Intermunicipal e até para clubes do interior. Ele ressalta que a competição movimenta a economia informal nos bairros onde são realizadas as partidas e facilita o lazer das famílias aos domingos e feriados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário