VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sesi avalia qualidade de vida dos servidores da Emasa


Emasa e Sesi avaliam servidoresEmasa e Sesi avaliam servidores
Em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), a Emasa realiza durante esta semana uma avaliação da qualidade de vida dos seus servidores por meio do programa Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida. O trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar formada por dentista, enfermeira, nutricionista e educador físico, no prédio anexo à Emasa (Rua São Vicente de Paula).
Durante a triagem, os servidores respondem a um questionário sobre hábitos alimentares e esportivos e histórico de doenças crônicas não transmissíveis na família. Eles também são avaliados quanto à saúde bucal e medidas básicas que incluem peso, altura, pressão arterial, perímetro abdominal e índice de massa corporal (IMC).
Na avaliação, os profissionais conseguem detectar as predisposição ou existência de doenças crônicas, o nível de atividade física, de obesidade central e corporal, se a alimentação é saudável e se há necessidade de tratamento odontológico. Também é medido o índice de transtorno mental comum (ansiedade, depressão, estresse, etc.).
A avaliação é feita a cada dois anos e o servidor ainda recebe um kit odontológico (escova, creme e fio dental), um cartão com dados sobre as medidas corporais e folders informativos sobre vários tipos de doenças, como preveni-las e tratá-las.
A profissional de Educação Física Lígia Silva explica que o processo não leva mais do que 10 minutos por pessoa e no final os dados depois de tabulados, são encaminhados ao Setor de Segurança do Trabalho da Emasa. O diagnóstico é entregue por porcentagem sem identificar o servidor e junto são entregues também sugestões para possíveis soluções de casos críticos apresentados na amostragem.
O presidente da Emasa, Ricardo Campos, ressalta a importância do programa, cuja finalidade é garantir uma melhor qualidade de vida dos trabalhadores, assegurando o direito à saúde e o bem estar de cada um. "Muitos fatores contribuem para uma não qualidade de vida das pessoas especialmente numa empresa. Por isso é necessário identificar e combater com ações visando minimizar ou eliminar males que afetam não somente o trabalhador, mas também sua vida familiar e social".
A avaliação não é obrigatória, o que faz a equipe do Setor de Segurança do Trabalho da Emasa, que acompanha o processo, lamentar que muitos dos servidores ainda não participem do programa Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida.
__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário