VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Prefeitura busca parcerias para a conservação das praças públicas


Alameda da Juventude no centro da cidade - Foto Gabriel de Oliveira
Alameda da Juventude no centro da cidade
Atrair parceiros para reforma, manutenção e conservação das praças públicas, parques e áreas verdes da cidade é a proposta da Prefeitura de Itabuna ao criar o Programa Adote uma Praça. Tendo o empresariado como forte aliado, além de manter a responsabilidade social em dia, o programa terá como contrapartida o direito de a empresa explorar o espaço com ações de marketing e propaganda afixando placas nas dimensões de 60 x 40 centímetros com sua marca ou frases de incentivo à conservação ambiental. Inicialmente 46 praças estão aptas para serem adotadas.
"A Administração municipal entende que não tem como dissociar ações públicas do seu trabalho de ações da iniciativa privada. Daí que surgiu a ideia, na linha de outros municípios brasileiros, de unir a necessidade de melhorias dos espaços públicos como o apoio de empresas tendo como contrapartida a divulgação de sua marca e ação de responsabilização social para que os empresários passam a ter esta atuação", explica o procurador-geral do Município, Harrison Ferreira Leite.
Harisson e explica ainda que também poderão participar do Programa Adote uma Praça entidades da sociedade civil, associações de moradores, sociedade amigos de bairros e pessoas jurídicas, legalmente constituídas e cadastradas na Prefeitura. "Normalmente o interessado é aquele que tem algum empreendimento perto da praça ou reside nas suas proximidades, uma vez que fica mais fácil o zelo e a manutenção, bem como o auxílio na valorização da área pública. Contudo, ficam excluídos da participação no programa pessoas jurídicas cujas atividades se relacionem à venda de cigarros e bebidas alcoólicas, bem como outras que possam ser consideradas impróprias aos objetivos propostos", salienta.
As empresas e grupos interessados em aderir ao Programa Adote uma Praça deverão se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur para se habilitarem. "Além do requerimento, a entidade ou empresa interessada deve apresentar os seguintes documentos: Carta de Intenções; Contrato Social ou Estatuto devidamente registrado, acompanhado de todas as suas eventuais alterações; projeto de ampliação, modernização ou reforma da praça pública, se for o caso; cronograma periódico de manutenção; relatório com a previsão de gastos com a manutenção e recuperação da área adotada; certidões negativas de protestos, de débitos tributários municipal, estadual, federal e do INSS e FGTS. Além de outros documentos que determinados conforme regulamento", esclarece Harisson leite.
Caberá ao Município analisar a proposta, através das secretarias municipais envolvidas, e dar a resposta sobre a aceitação do projeto, eventuais alterações, a fim de que seja feito um Termo de Cooperação com o Município. O edital com os detalhes do Programa Adote uma Praça será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura. No edital haverá ainda a relação de todas as praças que poderão ser adotadas. "Vale ressaltar que o projeto não se limita às praças. Também alcança parques naturais, parquinhos infantis, academias populares, rotatórias, canteiros, jardins e áreas públicas de ginástica e lazer, dentre outros espaços públicos", afirma o procurador Harrison Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário